Casa de not%c3%adcias 1144x150

Porte de arma de fogo para a Guarda será autorizado pelo Poder Executivo, diz Crespão

A Secretaria de Segurança e Trânsito após receber o ofício do Exército autorizando a compra de dez revólveres calibre 38 e dez coletes balísticos que já está em processo de licitação. A próxima etapa é criar uma corregedoria e uma ouvidoria da Guarda Municipal, através de uma Lei Municipal. Confira mais informações em vídeo.

04/11/2010 - 15:16


A Secretaria de Segurança e Trânsito após receber o ofício do Exército autorizando a compra de dez revólveres calibre 38 e dez coletes balísticos que já está em processo de licitação. A próxima etapa é criar uma corregedoria e uma ouvidoria da Guarda Municipal, através de uma Lei Municipal.

Segundo o secretário de segurança e trânsito de Toledo, João Crespão, para o guarda municipal portar a arma, ele vai passar por um teste psicológico nos moldes da Polícia Federal, sendo aprovado o profissional fará um curso básico de no mínimo 60h de treinamento com arma de fogo. Então, estará apto a portar a arma de fogo em serviço. Porém, Crespão destaca que quem concederá a autorização se a Guarda Municipal deve ou não portar a arma de fogo é o Chefe do Executivo juntamente com o Secretário de Segurança.

Competências da GM

Conforme Crespão a função dos guardas municipais é proteger bens, serviços e instalações do Município. O secretário disse que o fato deste guarda municipal estar armado não significa que atenderá toda e qualquer situação criminal existente na cidade.

“Temos a Polícia Militar com a sua competência definida que é fazer o policiamento ostensivo e preventivo e, a Polícia Civil para elucidação de crimes. Os guardas municipais atuam em algum ato de vandalismo dentro de um Prédio Municipal ou em suas áreas: lago, praças e logradouro públicos”, explica.

A expectativa do Secretário é que o processo esteja concluído até março do próximo ano.

Sem nome %281144 x 250 px%29