A Prova Toledo de 2024 é aplicada pelos próprios professores regentes de turmas. A avaliação teve início nesta segunda-feira (26) e segue até a próxima sexta-feira (01), por meio da Plataforma X Saber, nos tablets do Programa Aluno Conectado.
Apesar de cada série ter um dia específico para realizar a prova, a Smed disponibilizou uma flexibilidade de dois dias para as turmas do 1º e 2º ano, que estão programados para realizar a avaliação na quinta (2º ano) e na sexta-feira (1º ano), e de três dias para as turmas do 3º ao 5º ano, que fazem as provas nesta segunda (5º ano), terça (3º ano) e quarta (4º ano).
A prova foi integralmente elaborada pelos coordenadores de Matemática e Língua Portuguesa da Smed, em conjunto com a coordenação de Computação, visando alinhar os procedimentos para a sua realização online. As questões objetivam medir o desempenho dos estudantes do Fundamental I, com o propósito de identificar e analisar os resultados para construir um sistema de ensino mais equitativo, avaliando os pontos fracos e fortes da educação municipal.
O coordenador de Língua Portuguesa, professor Valdinei José Arboleya, destaca a importância de integrar a Prova Toledo Diagnóstica ao Programa Aluno Conectado. “A Prova Toledo ganha hoje uma relevância singular para a formulação da política pública municipal de Educação de Toledo, e alinhá-la ao Programa Aluno Conectado reforça essa perspectiva. Como ferramenta, permite avaliar o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática no início e no fim de cada ano letivo, direcionando a formação continuada a partir dos resultados alcançados, o que contribui para melhorar o desempenho de professores e alunos”, enfatiza o coordenador.
As escolas receberam orientações sobre a execução da prova tanto no formato digital (para o 3°, 4° e 5° anos), quanto no convencional (para o 1° e 2° anos), com a aplicação das avaliações de ambos os componentes curriculares no mesmo dia. No ano passado, a Prova Toledo foi reconhecida com o prêmio de Gestão Municipal da Fundação Ulysses Guimarães, na categoria “Modernizar”, destacando-se nacionalmente como um processo de avaliação diagnóstica e formativa dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Toledo.