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CIDADANIA

Projeto Ser Cidade: Uma jornada de descobertas e conexões urbanas

Projeto realizado durante 2023 reúne trabalhos feitos pelos alunos e produz livro
07/03/2024 - 16:15
Por Assessoria


Selecionado no Edital de chamamento público do CAU/PR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (@cauproficial) e com apoio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar (@arquiteturaunipartoledo), o projeto Ser Cidade encerrou as atividades em dezembro de 2023. As ações foram desenvolvidas com a participação de adolescentes do Centro Assistencial da Diocese de Toledo - Casa de Maria, localizada no Jardim Europa, na cidade de Toledo e foi marcada por uma programação que não apenas envolveu os estudantes, mas também os inspirou a olhar sua comunidade com novos olhos e imaginar um futuro mais inclusivo e sustentável.
Desde o início, o projeto foi uma celebração da diversidade e vitalidade de nossas cidades. Elaborado e coordenado por Sabine Campos e Vivian Bolson, arquitetas toledanas, o Ser Cidade atuou de forma a imprimir nas crianças um olhar crítico para o meio urbano e aprimorar a autonomia dos pequenos, para assim, capacitar estes futuros adultos, que construirão novas maneiras de morar e habitar as cidades. Os encontros e atividades foram idealizados para instigar nas crianças, e consequentemente em suas famílias, reflexões sobre a importância da qualidade da moradia, do cuidado com seu bairro e da necessidade em participar ativamente das decisões sobre a evolução do seu município.
As atividades basearam-se em exercícios que partiram de uma visão “micro” (arredores da Casa de Maria e Colégio Estadual Jardim Europa) e ganharam caráter “macro”, indo para o bairro e cidade. A partir do ponto de vista de cada participante, todos mergulharam em uma jornada de autoconhecimento e conexão com o entorno de onde vivem. As indagações sobre o lugar em que habitam abriu espaço para reflexões profundas sobre identidade e pertencimento.
Para Lucimara Rodrigues Alves, educadora dos adolescentes naquele período, “Pudemos observar o quanto o projeto foi proveitoso para o desenvolvimento dos educandos. No início, eles tinham dificuldades em trabalhar em grupo, se localizar no bairro, usar a régua, ter visão crítica com relação aos problemas da cidade. Questões que foram trabalhadas naturalmente ao decorrer das atividades. Eu, enquanto educadora social, posso afirmar que também aprendi muito com as atividades aplicadas.”
O projeto também abordou questões práticas de infraestrutura urbana e apropriação do espaço público, através da construção de uma maquete dos bairros Jardim Europa e Santa Clara IV. Esta maquete foi uma oportunidade única para os participantes se aproximarem de seu bairro de maneira criativa, enquanto os debates sobre a relação entre espaços urbanos e naturais se aproximaram da realidade e despertaram uma maior conscientização sobre a importância da preservação ambiental e o papel de cada educando no futuro do município.
De acordo com Maria Inês Mânica, diretora da Casa de Maria, “Foram muitos os conhecimentos proporcionados pelo Projeto Ser Cidade, muitas emoções, muitos sonhos e fantasias, mas ressalta-se a riqueza do conhecimento da realidade onde vivem com as constatações dos aspectos urbanos positivos e dos aspectos não adequados, que podem ser transformados em benefício da população como um todo! São muitas as sugestões que devem ser acatadas pelas autoridades competentes, pois criança entende de urbanismo!”
Ao final das atividades, as arquitetas e estagiários realizaram uma coletânea de desenhos, exercícios e fotografias e o resultado materializou-se em um livro que contém toda a trajetória do projeto, juntamente com textos explicativos sobre cada aula e vivência realizadas. Este livro será entregue amanha, dia 08/03, a cada participante, como forma de celebrar a importância de cada mão que passou pelo projeto, eternizar o aprendizado e garantir que as novas gerações tenham contato com novas formas de se fazer a cidade.
O projeto Ser Cidade encerrou-se como etapa de um sonho que agora se tornou realidade. Apontar problemas do nosso cotidiano é fácil, mas o que os participantes do projeto nos mostraram é que enxergam os problemas, e que as soluções são obvias, o que precisamos é de ação. Crianças e adolescentes têm menos filtros, menos pré-conceitos, e por isso conseguem nos dizer de forma mais objetiva o que precisa ser feito.
Neste ano de atividades, muitos foram os desafios, muitas foram as conquistas e transformações. Porem, ainda há muito por fazer: fomentar, consolidar, propagar e ampliar a participação de mais crianças, mães, pais, professores, agentes políticos e comunidades, para que projetos como este transformem cada vez mais vidas e cidades. As nossas cidades apenas serão inteligentes quando incorporarem, em suas ações de planejamento, a visão e as necessidades de todos seus habitantes.
À medida que nos despedimos do Projeto Ser Cidade, comemoramos não apenas as conquistas alcançadas, mas também as sementes plantadas para um futuro mais consciente e participativo. Este livro não é apenas um registro: é um testemunho do poder da educação em urbanismo para despertar o interesse, a curiosidade e o senso de responsabilidade em nossas crianças e adolescentes, além de ser inspiração para continuarmos buscando maneiras de envolver nossas comunidades na construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Juntos, estamos construindo o futuro.
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