1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Criar o próprio banco para transformar o dinheiro em renda era o lema dos fundadores da Cooperativa

Cooperativismo é movimento econômico e social, entre pessoas que cooperam mutuamente em alguma atividade, no intuito de viabilizar economica e socialmente a vida das pessoas envolvidas. Foi assim que nasceu a cooperativa que hoje a chamamos de Sicredi Oeste do PR, da coragem de 23 pioneiros fundadores que em 30 de agosto de 1981, decidiram que a história de suas vidas seria escrita pela força do trabalho e cooperação entre eles.

30/08/2011 - 17:05


Para comemorar os 30 anos de história a Sicredi reuniu, na manhã desta terça-feira (30), na sua sede colaboradores, autoridades e eles os protagonistas desta história: os cooperados fundadores. E quem relembra esta história é um deles, o seu Ludovino Roque Grespan, que conta que foi um sonho. “É um sonho e ele é bonito quando se transforma numa realidade, mas com algumas dificuldades no caminho. No início da década de 80, os produtores rurais não estavam preparados e também não havia pessoas do grupo ou disponíveis no mercado para auxiliá-los. Em 1980 não havia faculdade em Toledo. Para recebermos um atendimento técnico tínhamos que buscar em outros locais e muitas vezes, éramos assessoradas por uma pessoa com pouco conhecimento. Isto durou dois anos e conseguimos rodar a Cooperativa. Foi difícil, mas com vontade conseguimos trabalhar”.

Segundo Grespan, a ideia de fomentar uma Cooperativa partiu dos colonizadores de origem alemã, pois a Caixa Rural do Rio Grande do Sul – considerada a sede da Cooperativa – dizia que os produtores deveriam criar o seu próprio banco para transformar o dinheiro em renda. “Se você buscar na história, você vai ver que muitos produtores tinham dinheiro e os corretores falavam para comprar terras aqui. Foi uma luta e a vencemos. Hoje – a nível nacional – a Sicredi é um grupo grande de valores e trabalho que faz parte da comunidade. Isto é um resultado muito positivo. Dentro do sistema do mundo o processo cooperativo é um dos melhores que existem”.

O presidente da Sicredi Oeste, Cirio Kunzler lembra que a história dos 30 anos foi marcada por superação e respeito aos princípios do cooperativismo. “Comemoramos os 30 anos de fundação desta Cooperativa de Crédito. Com certeza os 23 pioneiros tiveram a feliz ideia de fundar esta Cooperativa, mas tiveram a coragem de criar a cooperativa de crédito para ter soluções financeiras para os associadoa e com certeza, vimos desde então que não se desvirtuou do objetivo e isto é fundamental para a sustentabilidade desta Cooperativa. Com isso, a Cooperativa veio crescendo e hoje conta com 13 mil associados”.

Kunzler destacou o modelo de gestão da cooperativa para enfrentar os desafios dos próximos 30 anos. “Temos um novo modelo de governança que são as Assembleias de Núcleos para que possamos trazer o associado cada vez mais próximo para a Gestão desta Cooperativa. Nós precisamos da participação do associado. Com o novo modelo de Governança realizamos Assembleias nos 34 Núcleos, nas unidades de atendimento, onde o associado não precisa mais se deslocar para uma assembleia grande e neste modelo elegemos um coordenador de núcleo e isso foi eleito pelos associados com voto direto e secreto. Isto traz transparência para a gestão e com certeza o associado triplicou a participação nas assembleias. Com isso, a credibilidade aumenta e o associado pode confiar nesta Cooperativa”.

O presidente da Sicredi anuncia que até o final do ano a meta da cooperativa é atingir os 14 mil associados.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29