O presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Toledo (Cofatol), Delvo Baldin, defende a continuidade de programas como o PAA (Programa de Aquisição Direta). “Ele não pode parar, mas já tivemos a sua interrupção por vários meses”, queixa-se Baldin, apontando ainda que a unificação dos preços dos produtos pela tabela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prejudica os agricultores. “O Brasil tem realidades diferentes em cada região e isso interfere nos custos de produção. Isso precisa ser levado em conta”, afirma Baldin.
Os produtores de mel são um dos grupos prejudicados pela tabela da Conab. “O preço que está sendo oferecido é o de custo (R$ 6) e assim não dá”, reclama o vice-presidente da Apitoledo (Apicultores), Ademir Luiz Kist. O coordenador do PAA no município, Felipe Zanini, expõe que, além do mel, o queijo e o milho processados estão sofrendo com essas distorções. “Encaminhamos ofício ao Ministério do Desenvolvimento Social requerendo a correção deste problema, mas não fomos atendidos. Este programa pertence diretamente ao MDS, mas também está interligado ao Mapa. O foco do PAA é a segurança alimentar, sendo um convênio que a prefeitura tem com o governo federal desde 2006. Por duas vezes foi interrompido devido à documentação para sua renovação, já que tem prazo de 18 meses. Atualmente, há 360 agricultores cadastrados que podem vender até R$ 4,5 mil por ano ao PAA”, detalha Zanini, contabilizando que são destinados R$ 1,3 milhão ao município pelo convênio que expira em março de 2012, podendo ser prorrogado em mais seis meses.
O secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, acredita que a institucionalização do PAA garantiria a sua continuidade. ”A transformação desse convênio em programa, respaldado por lei, evitaria a descontinuidade. Já existe esse aceno do governo federal e esperamos que isto ocorra o mais breve possível”, defende Pape.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Lideranças rurais apresentarão documento às autoridades no VBP
Nesta sexta-feira (2), os representantes de nove entidades rurais de Toledo irão se reunir na Secretaria de Meio Ambiente para debater a elaboração de um documento comum a ser entregue ao governador Beto Richa e ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho. As autoridades são aguardadas para a comemoração do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), em cerimônia a ser realizada, às 10h, na próxima segunda (5) no Teatro Municipal.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




