1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Justiça suspende CPI da Câmara de Maripá

O Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Palotina, Marcio Rigui Prado, concedeu liminar favorável à prefeita de Maripá, Jacira Quirino Alves, na terça-feira (06), suspendendo todos os atos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou Comissão Processante formulada pela Câmara Municipal. O Juiz determinou que a liminar seja cumprida imediatamente, com a suspensão de todos os atos que fazem parte da CPI/CP, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

07/09/2011 - 11:17


A liminar foi concedida em favor da prefeita de Maripá, Jacira Quirino Alves, e contra os atos do presidente da Câmara de Vereadores de Maripá, Altair João Pandini, e do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito/Comissão Processante, Orlando Binsfeld.

SEM CLAREZA
Segundo a liminar concedida pela Justiça, a Câmara Municipal de Maripá desconsiderou as normas legais previstas na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno da própria Câmara, para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sendo esse um dos fatores para a suspensão da CPI.
Em seu despacho o Juiz aponta que: “...os vereadores não se manifestaram de forma  clara nas reuniões mencionadas nos autos, tanto que na Ata nº 29 registraram a intenção de instalar uma CPI para apuração de fraudes em licitação e desvios de combustíveis, porém, consta o recebimento de denúncia contra a prefeita, mas sem observância do que prevê o artigo 59 , parágrafo 2, da Lei Orgânica Municipal”.    

LEIS IGNORADAS
O juiz aponta ainda que a manifestação registrada na Ata nº 32, onde o vereador Orlando Binsfeld pede a retificação da Ata nº 29 e solicita que a CPI passe a constar como Comissão Processante, segundo o entendimento do juiz, “afronta o disposto no artigo 102 do Regimento Interno da Câmara”.
Em suma, escreve o juiz, há aparente violação do procedimento previsto no artigo 59 da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara.  Por isso, o Juiz concedeu liminar suspendendo todos os atos da CPI/CP da Câmara Municipal de Maripá.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29