Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Grupo Tangará resgata folclore em espetáculo circense

 Eles apresentam-se na quinta-feira, 12, às 20h, no Teatro Municipal, com o espetáculo Maní, com acesso livre. A lenda é atualizada para potencializar a sua comunicação com o público e nos convidar a ampliar o nosso olhar sobre a ancestralidade
05/09/2024 - 16:45
Por Assessoria


Integrantes do grupo Tangará, de Londrina, que com frequência participam de redes nacionais de televisão, divulgando os seus trabalhos, estarão em Toledo participando da XVIII Mostra de Circo Social e XI Festival Nacional de Circo, de 9 a 13 de setembro. Eles apresentam-se na quinta-feira, 12, às 20h, no Teatro Municipal, com o espetáculo Maní, com acesso livre. A lenda é atualizada para potencializar a sua comunicação com o público e nos convidar a ampliar o nosso olhar sobre a ancestralidade.
Maní é uma montagem que transmuta algumas lendas do circo e explora o folclore brasileiro. O espetáculo se vale da história da pequena indígena Maní, que conta a origem de um alimento bastante consumido no país e traz ainda algumas figuras populares do imaginário brasileiro. “A tradição oral que nos permite ter diferentes histórias de raízes da nossa cultura é justamente a diversidade que nos torna um coletivo e nos caracteriza enquanto povo. A nossa versão da história é contata em circo”, afirma o diretor teatral, Tiago Marques.
O grupo Tangará, explica Dado Guerra, coordenador da Mostra e Festival, vem de uma família tradicional circense que se destaca pela qualidade impecável do trabalho em acrobacias aéreas. O espetáculo presta uma homenagem ao folclore brasileiro, com uma estética rica e de cores vibrantes, além de deixar o público com um friozinho na barriga, do começo ao fim do espetáculo. “São acrobacias que prendem a respiração do público e os deixa respirar aliviado, tamanho os riscos e qualidade técnica dos artistas”, afirma.
 
Na sexta-feira, às 19h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a programação encerra com a Noite de Luz e Fogo e o cabaré circense. Serão feitas apresentações com fogo, em um espaço aberto e controlado, além de outros números de artistas presentes. “É um momento em que os artistas brincam e mostram alguns dos números que executam, de uma forma mais descontraída. Tragam a sua cadeira, a pipoca, os filhos, o pet e venham para o Parque se divertir com a gente”, convida Dado Guerra.
A edição de 2024 da XVIII Mostra de Circo e XI Festival Nacional de Circo de Toledo foi viabilizada através de edital n°012/2023, com recursos da Lei Complementar N°195/2022 - Lei Paulo Gustavo.