Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Prefeitura de Toledo inicia projeto “Nutrindo o Futuro” com gestantes

Objetivo é possibilitar kits de alimentos naturais para uma alimentação saudável a gestantes de risco médio e alto
28/03/2025 - 15:04
Por Assessoria


Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Toledo, por meio do Ambulatório Materno Infantil (AMI) em parceria com o Banco de Alimentos do município, lançou o projeto “Nutrindo o Futuro”, voltado à distribuição de kits de alimentos naturais para gestantes de alto risco e risco intermediário atendidas no AMI. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a saúde dessas mulheres e de seus bebês, garantindo acesso a uma alimentação mais equilibrada.

As participantes incluem gestantes hipertensas, diabéticas e em situação de vulnerabilidade social, muitas delas já acompanhadas por serviços como o CRAS e o CREAS. Foram feitas orientações às participantes sobre a possibilidade de receber kits maternidades, sobre o programa “Mãe Dedicada”, e sobre a importância de realizarem corretamente os exames durante a gestação.

A entrega dos kits será realizada semanalmente em dia e horário previamente combinados com as gestantes. Além da distribuição dos alimentos, serão promovidas palestras e rodas de conversa com profissionais de diversas áreas, abordando temas como nutrição, cuidados com o bebê, amamentação e exames de saúde. 

Os alimentos distribuídos são doados por empresas, mercados e comércios locais ao Banco de Alimentos, que realiza a seleção e higienização antes da entrega. Entre os itens disponíveis estão hortaliças como alface e rúcula, além de legumes como batata, beterraba e pimentão. A composição dos kits pode variar semanalmente conforme a arrecadação.

Segundo a gerente do Ambulatório Materno Infantil, Márcia Mallmann, o projeto tem condições de atender até 30 gestantes, de modo que quando elas ganham os bebês, outras podem entrar no programa. “Também estamos avaliando a possibilidade de trazer endocrinologista para dar orientações às participantes. É importante mencionar que quanto mais alimentos o banco puder arrecadar, mais gestantes e suas famílias a gente vai poder beneficiar”, pontuou Márcia.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29