O ex-prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), foi nomeado como novo assessor da Casa Civil do Paraná para a região Oeste do estado. Segundo Lunitti, recebe a nomeação com sentimento de responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento regional.
“Recebo com muita gratidão e com vontade de exercer essa função com o ânimo e o amor que tenho pela função pública”, afirmou Lunitti em entrevista à Casa de Notícias.
A nova função será voltada à articulação governamental entre o Estado e os municípios, com foco em atender as demandas locais e fortalecer a execução de programas estaduais. “Nosso trabalho será promover aquilo que o Governo do Estado já implementa e dar encaminhamento a novos programas. Vamos atuar como canal de integração entre os municípios e o Governo”, explicou.
Com dois mandatos à frente da Prefeitura de Toledo, Lunitti acredita que sua experiência como gestor municipal é um diferencial para a função. “A vivência no Executivo municipal nos dá uma compreensão clara de como políticas públicas podem ser mais eficazes. Quero compartilhar essa experiência e fortalecer o elo entre governo e municípios.”
Lunitti destacou os Programas Estaduais que para ele são referências nacionais e reforçou o interesse do Estado em promover avanços nas áreas de infraestrutura, saúde pública e produção agrícola.
“Estamos olhando para as demandas, especialmente, no setor que compete à produção de alimentos, da agricultura familiar e do agronegócio, no tocante a outorgas e renovações de outorga sobre o uso da água. Já fui procurado por lideranças locais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para buscar soluções nesse sentido”, disse.
Para o assessor o objetivo é dar a celeridade nas demandas da Região. “Queremos promover o diálogo, compreendendo que o Estado tem os protocolos a seguir, a legislação ambiental que é extremamente consistente, robusta e precisa ser respeitada”.
Lunitti ressaltou ainda a importância de manter uma interlocução respeitosa e colaborativa com lideranças políticas locais, como prefeitos, vereadores e deputados estaduais. “Queremos somar esforços, respeitando os espaços e contribuindo para soluções conjuntas. Política séria exige diálogo maduro”, destacou.
Para o primeiro ano de atuação, Beto Lunitti espera fortalecer os laços entre os entes públicos e consolidar sua atuação como facilitador. “Quero que, ao final desse tempo, eu possa dizer: valeu a pena contribuir e caminhar ao lado de pessoas que também querem o melhor para a nossa região.”