Os recursos serão pleiteados durante o período de 2012 a 2015, sendo que para o próximo ano o encaminhamento de emendas será de R$ 60 milhões para aquisição de equipamentos por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia e outros R$ 40 milhões para os hospitais universitários, por meio do Ministério da Saúde.
A reunião com a bancada foi promovida pela Seti e pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), que contou com a articulação do coordenador de bancada, deputado Fernando Giacobo.
Segundo destacou o presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Alcibiades Luis Orlando, historicamente se registrava a dificuldade de aprovação das emendas parlamentares da bancada, uma vez que não estavam previstos no Plano Plurianual do governo federa. “Desta forma facilmente os recursos das emendas eram cortados, justamente por falta de previsão orçamentária nos planos plurianuais anteriores do governo”.
De acordo com o reitor, a partir desta reunião realizada em Brasília, “conseguimos incluir o valor de R$ 600 milhões no Plano Plurianual, o que possibilitará a aprovação das emendas de bancada durante os próximos quatro anos”, comemora Alcibiades.
Recursos imediatos
Durante a visita dos reitores em Brasília foi realizada ainda uma reunião com o Ministério da Educação tendo como objetivo a obtenção do compromisso do Ministério em liberar os recursos de duas emendas de bancada encaminhadas no ano passado. Uma foi por iniciativa da Apiesp, no valor de R$ 15 milhões, para aquisição de equipamentos para as universidades do sistema estadual do Paraná e a outra emenda de bancada, que teve a proposição dos deputados Assis do Couto, Nelson Meurer e Alceni Guerra, no valor de R$ 12 milhões, para o curso de Medicina no Campus da Unioeste de Francisco Beltrão, que contempla obras e aquisição de equipamentos.
A reunião, que foi agendada pelo coordenador da bancada paranaense, Fernando Giacobo, obteve ótimo resultado, com o comprometimento do Ministério em liberar os recursos previstos pelos projetos das emendas parlamentares. Segundo explicou o professor Alcibiades, “o valor de R$ 15 milhões será divido pelas sete universidades do Paraná, cabendo a cada uma recursos na ordem de R$ 2.142.800,00”.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Universidades públicas do Paraná garantem recursos federais
Reitores das universidades públicas do Paraná juntamente com o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, estiveram em Brasília, nesta semana, reunidos com a bancada dos deputados do Paraná, visando à inclusão no Plano Plurianual (PPA) do governo federal. O valor soma R$ 600 milhões a serem repassados às universidades do sistema estadual por meio de projetos de emendas parlamentares a serem apresentados pela bancada paranaense.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



