Foi iniciada, nesta terça-feira (6), uma vistoria no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, realizada por uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), da Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com a empresa MVS. A vistoria tem como objetivo verificar se a estrutura técnica e operacional do aeroporto, especialmente os sistemas de comunicação e a sala de rádio, estão em conformidade com as normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Serão vistoriados os procedimentos, pessoal, equipamentos, se estão em conformidade com as exigências legais. Em três dias será emitido um relatório com os apontamentos, e em dez dias emite-se um relatório final sobre a realidade da estação, se poderá operar ou se terá alguma exigência a cumprir para retornar a operação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago D’Arisbo, explicou que embora essa seja uma operação de rotina, ela é necessária para manter a regularidade do funcionamento do aeroporto. “A prefeitura de Toledo, juntamente com outras ações, ela busca todos os esforços para restaurar a possibilidade de o nosso aeroporto receber uma viação regular comercial e em breve operar novamente com uma companhia aérea como a Azul operou aqui até 2023. Essa estrutura que está sendo avaliada hoje, ela faz parte e é determinante para esse tipo de operação aqui no nosso município de Toledo”, ressaltou D’Arisbo.