1144x150 %284%29

GERAL

Abertos em Toledo os 54º Jogos Abertos do Paraná

Milhares de pessoas acompanharam na sexta-feira (11), em Toledo, a abertura do 54º Jogos Abertos do Paraná. A cerimônia foi realizada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, um dos cartões postais de Toledo, com a presença do governador Beto Richa, os secretários estaduais de Esporte, Evandro Roman, de Agricultura, Norberto Ortigara, o diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o prefeito José Carlos Schiavinato, entre outras autoridades e lideranças de Toledo e da região.

12/11/2011 - 07:50


 “Toledo tem uma estrutura excelente, a presença de delegações e atletas de todas as regiões do Paraná, e tem tudo para realizar um grande evento esportivo”, disse o governador elogiando o trabalho desenvolvido em Toledo pelo prefeito José Carlos Schiavinato no comando do executivo.
Segundo ele, o estado está trabalhando para fortalecer cada vez mais os Jap’s, pela importância da prática do esporte na formação de cidadãos melhores, no desenvolvimento físico e afastando as pessoas dos riscos do álcool, das drogas e da violência. O incentivo ao esporte, segundo o governador, deverá se refletir em algumas ações programadas. Durante a cerimônia o governador anunciou a criação da secretaria estadual permanente de Esportes. O projeto de lei, criando a estrutura, que terá orçamento próprio e equipe melhor estruturada, deverá ser encaminhado na próxima semana à Assembleia Legislativa.
O prefeito de Toledo agradeceu a presença do governador Beto Richa na abertura dos Jogos, valorizando o evento, o apoio dos parceiros, da sua equipe de trabalho e o envolvimento da comunidade, fundamental para tornar esta festa esportiva uma das melhores e maiores do estado. O secretário estadual do Esporte, que deverá permanecer na cidade para acompanhar algumas das disputas, elogiou a estrutura esportiva do município, “uma das melhores estruturas esportivas públicas do estado do Paraná”. Ele manifestou a sua satisfação em retornar a Toledo e a acolhida positiva que recebe sempre. O mesmo deverá acontecer, acredita ele, durante os Jogos Abertos, com a presença de representantes de 78 municípios do estado.
O momento artístico, logo depois do desfile de todas as delegações, com carinho especial para a equipe da casa, ficou por conta de um número especialmente preparado reunindo integrantes do projeto Circo da Alegria, Circo Ático, Ginástica Rítmica da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, e escola de danças Lilian Moema, sob a coordenação da Secretaria da Cultura. Durante nove minutos, cerca de 35 integrantes exibiram seus dotes artísticos com pirofagia, pirâmides, danças e coreografias.
O fogo simbólico, um dos pontos altos da cerimônia, foi conduzido pelas atletas Nicole Muller, 22 anos, ex-ginasta, Ana Venzel, do judô e Angélica Kvieczynski, que teve a honra de acender a pira olímpica. Nicole, três medalhas de ouro no sul-americano de Buenos Aires na Argentina, em 2006, três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e que integrou a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de 2008, percorreu o lago do Parque Ecológico Diva Paim Barth em um jet ski. Ela entregou a pira olímpica para a judoca Ana Venzel, motivo de orgulho para Toledo e o Paraná pelas suas conquistas. Coube a Ana Venzel, 18 anos,  bicampeã Pan-americana infanto-juvenil (2005) e pré-juvenil (2007) bicampeã Pan-americana infanto-juvenil (2005) e pré-juvenil (2007), campeã sul-americana pré-juvenil (2007), tricampeã brasileira pré-juvenil (2007/2008), juvenil (2009), terceiro lugar nos Jogos Abertos Brasileiros e terceiro lugar nas Olimpíadas Escolares, a condução do fogo em torno da Usina do Conhecimento, na ilha do Parque Ecológico. Ela entregou a chama para Angélica Kvieczynski, 18 anos, que acaba de ganhar quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos do México, em feito inédito da ginástica rítmica brasileira no individual. Angélica, integrante da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi e que integra a seleção brasileira individual adulto de GR desde 2007, é pentacampeã brasileira, campeã pan-americana infantil e juvenil, campeã sul-americana, com seis medalhas de ouro na competição, entre outras conquistas, que lhe garantiram em 2010 o título de melhor ginasta do país pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Angélica cruzou o lago sobre a água do lago e chegou até o local onde a pira foi acesa cercada por um cordão de cerca de 400 crianças das escolas municipais de Toledo. Na sua passagem, as crianças soltaram balões nas cores de Toledo, formando um belíssimo espetáculo.
O acendimento da pira olímpica foi seguido de uma queima de fogos, juramento do atleta, comandado pelo atleta e técnico de tênis de mesa, Emerson Jerônimo, e um show de confraternização da dupla Mariana e Mattheus.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29