Foi realizada nesta terça-feira (27), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no auditório Moacir Galante do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), o evento teve como tema "Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação".
Durante a programação foram debatidos os eixos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa; e enfrentamento às formas de violência, abandono social e familiar. Também houve leitura e aprovação do regimento interno e palestra do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Jorge Nei Neves.
A frente de honra foi composta pelo prefeito Mario Costenaro, vice-prefeito Lucio De Marchi, presidente da Câmara Municipal vereador Gabriel Baierle, vereadora Marli Gonçalves, secretária da SDHS, Sheila Delava, a diretora da Secretaria de Assistência Social (Smas), Rejane Neumann, a presidente do CMDI, Lusineide Benício Leal, e o representante da pessoa idosa no CMDI, Daniel Valverde da Costa.
O prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância do diálogo e da escuta verdadeira como base da construção de políticas públicas. “Esse diálogo que estamos buscando, e que é um princípio da nossa gestão, tem como base a escuta verdadeira. Porque diálogo não é só sentar à mesa e se exigir a fala. É acima de tudo respeitar e ouvir”, disse. Costenaro acrescentou que, embora haja embates entre os poderes, eles estão sempre procurando o melhor para Toledo. “Vamos olhar para o futuro, mas com responsabilidade muito grande pelo que fazemos agora. A responsabilidade está nas nossas mãos, inclusive para nós que temos mais de 60 anos”, enfatizou.
A secretária da SMDH, Sheila Delava, elogiou os presentes e ressaltou que eles demonstram o interesse e a preocupação com o futuro. Ela destacou que é necessário debater sobre “o que é necessário melhorar para o bom atendimento, para que todas as pessoas idosas tenham acesso com qualidade ao serviço público e todas as atividades do município”, disse. Sheila agradeceu o trabalho do CMDI e se colocou à disposição, representando a SDHS, para qualquer dificuldade dos idosos. “Um agradecimento ao conselho da pessoa idosa que vem trabalhando, vem se esforçando diariamente em luta e em defesa dos direitos”, salientou.
A presidente do CMDI, Lusineide Benício Leal, destacou a importância da participação ativa da comunidade idosa nas ações do conselho. “Esperamos que o CMDI seja uma casa aberta para vocês. Que participem, tragam demandas, elogios e ajudem a construir as políticas públicas. Toledo é uma cidade acolhedora e essa conferência é um espaço importante para reafirmarmos esse compromisso com a pessoa idosa”, afirmou.