Nessa quinta-feira (10), ocorreu a premiação dos melhores queijos no VIII Prêmio Queijo Brasil, realizado no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Foram mais de 1.240 queijos avaliados por especialistas sensoriais e técnicos do setor, sendo destes, 12 queijos finos provenientes do projeto Queijos Finos do Biopark foram reconhecidos pela sua excelência.
Na categoria ouro, foi concedida 1 medalha com o queijo Tipo Abondance, da produtora Elis Carla Colombi (Produtos Elis).
Na categoria prata, 8 medalhas foram entregues, com os queijos Tipo Luar e Edam, da produtora Kelly Stein (Queijos Stein), queijos Tipo Morbier Café e Nonna Lucia, da produtora Cirlei Rossi (Atani Queijaria), queijo Tomme Negro D’Oeste, da produtora Elis Carla Colombi (Produtos Elis), queijos Tipo Cheddar D’Or e tipo Tomme Vaudoise, da Queijaria Flor da Terra, e o queijo tipo Cheddar Inglês, da produtora Márcia Ludwig (Queijos Ludwig).
Já na categoria bronze, 3 medalhas foram distribuídas com os queijos Tipo Saint Paulin, da produtora Cirlei Rossi (Atani Queijaria), creme de Cheddar D’Or, da Queijaria Flor da Terra e Tomme Negro D’Oeste, da produtora Gelir Giombelli (Villa Belli).
Além dos queijos desenvolvidos com apoio técnico e científico do Biopark, oito produtores parceiros também conquistaram medalhas com receitas autorais, elaboradas de forma independente, fora do escopo direto do projeto. O resultado evidencia a força do trabalho em rede, que não apenas fortalece a cadeia produtiva do leite, como também impulsiona o protagonismo de pequenos e médios produtores da região.
Carolina Balera Trombini, gerente de PD&I do Biopark Educação, comentou o feito: “é o segundo ano consecutivo em que conquistamos 12 medalhas. A primeira vez que participamos foi em 2024, e já naquela ocasião trouxemos a mesma quantidade de medalhas. Repetir esse resultado em 2025 mostra que nossos produtores associados têm conseguido manter, em suas propriedades, as características das tecnologias que desenvolvemos em laboratório. Definitivamente, não foi sorte de principiante!”.
O Prêmio Queijo Brasil é um evento dedicado ao queijo artesanal brasileiro, reunindo produtores, especialistas e amantes da gastronomia para celebrar a diversidade e a qualidade dos queijos nacionais. Para Kennidy Bortoli, pesquisador do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Biopark Educação, participar da competição vai além dos troféus. “Estar em uma premiação desse porte é validar um trabalho de base que envolve técnica, pesquisa, formação e muita dedicação. As medalhas são um reflexo do esforço conjunto entre produtores, técnicos e instituições como o Biopark, que acreditam no desenvolvimento regional por meio da valorização da cultura queijeira”, destaca.
A participação no VIII Prêmio Queijo Brasil reforça o papel do Biopark como polo de inovação e empreendedorismo também no setor de alimentos. As conquistas comprovam que é possível produzir queijos premiados, com identidade e qualidade internacional, sem sair do Oeste do Paraná. Um projeto que alia conhecimento, território e sabor — e que agora com novas medalhas para contar essa história.