Enriquecimento cultural, desenvolvimento econômico e oportunidades educacionais são benefícios do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap). O Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo apresentam a segunda edição em Toledo. A programação iniciou no domingo (13) e segue até o próximo sábado (19). O público prestigiou o concerto de abertura com a Orquestra Versatilis, com a solista Geisa Felipe e a regência do maestro Jean Reis, no Teatro de Toledo.
A presença de orquestras e eventos musicais de alta qualidade eleva o perfil de Toledo como um centro cultural. O Festimap ainda pode inspirar jovens músicos ao oferecer oficinas que promovem a apreciação da música e o desenvolvimento de talentos locais e regionais.
O diretor-presidente da Prati-Donaduzzi Eder Fernando Maffissoni lembra que desde quando a empresa se instalou em Toledo foi crescendo e se tornando importante para a cidade, o estado e o Brasil. “Estamos exportando para o mercado americano e logo para a Europa. A preocupação com Toledo sempre foi muito grande. A partir disso, sempre buscamos meios para agradecer a cidade e impulsionar a cultura e o esporte, com o apoio por meio de Lei de Incentivo ou recursos próprios”.
Maffissoni complementa que a expectativa é grande para a segunda edição do Festimap. “Um evento internacional deste porte em nossa cidade é para o cidadão de Toledo se sentir orgulhoso. É um evento realmente especial. A nossa cidade é muito bela e reconhecida pelos visitantes”.
Para o prefeito de Toledo Mario Costenaro, “a relação com a cidade se torna viva com a sua utilização nas mais diversas formas. Aqui, a obra vive. Enquanto prefeito gratidão a empresa, ao Ministério da Cultura e a todos os parceiros, desde o maestro até os músicos e a equipe local. Uma alegria infinita saber que isso aproxima Toledo de uma música boa e uma forma de expressão bela. É a possiblidade de elevar a alma. O sentimento é de gratidão por tudo que a comunidade consegue expressar”.
Potencial
O maestro Jean Reis explica que a sensação em retornar para Toledo é semelhante a uma pessoa quando viaja é está fora de sua gastronomia doméstica e quando retorna quer se encontrar com aquele sabor de estar em casa. “As pessoas são tão receptivas e agradáveis e a música passa a ser uma parte integrante. Retornar para Toledo tem outro significado. A adesão de músicos de Toledo e da região é maior na segunda fase”.
Reis cita que a Orquestra Serprati é mantida pela empresa patrocinadora do Festimap e a programação deve se estender durante o ano. “Assim poderemos ter música de orquestra o ano inteiro. No Festimap, estamos com uma programação que prevê ensino de cordas para quem começa do zero e uma didática para elevar o nível de conhecimento de quem já está tocando”.
Na próxima sexta-feira (18) estreia a Orquestra Serprati com 40 músicos. Trata-se de uma orquestra de cordas que já está em andamento. “Após o Festimap, os talentos começam a surgir e teremos um jardim musical em Toledo”.
Sucesso
A diretora administrativa Raquel Mantovani destaca que a segunda edição inseri o município de Toledo e o Festimap no calendário nacional de festivais de músicas de orquestras. “Na primeira edição, sentimos o sucesso do Festival, sobretudo do acolhimento da sociedade. As pessoas receberam todos os alunos e os professores deixando marcas que fizeram com que todos voltassem e trouxessem colegas e amigos”.
Raquel salienta que o potencial de Toledo é enorme e a infraestrutura é adequada a este tipo de evento. “Sem dizer todos os aparatos que deram o suporte necessário para o sucesso da edição. Sem o apoio da empresa que possui um olhar sensível as causas sociais e educativas com projetos em curso para o desenvolvimento do ser humano na área musical, os corais infantil e adulto”.
Raquel cita que a Orquestra Serprati é um movimento que dará frutos e será um divisor de águas para a cultura de Toledo e da região. “Enquanto direção e administração, a expectativa é a maior possível. Estamos eufóricos. No coral infantil, na primeira edição tivemos a participação de 50 crianças e neste ano teremos 120 crianças. Também teremos atrações de nível nacional, com músicas de alta qualidade. Nós temos quatro pianistas italianos”.
Marcelo Jaffé é violinista e professor de viola no Festimap. Na orquestra Versatilis, ele é toca como primeira viola. “A cidade me chamou a atenção pela sua beleza. Quando você vê uma cidade investindo em aspectos da cultura precisamos parabeniza-la e quando o mesmo projeto se mostra consistente precisamos aplaudir a cidade e a iniciativa prevê uma maior integração entre as pessoas e os saberes”.
PROGRAMAÇÃO - Nesta segunda-feira (14), os músicos Jive For Five - Quinteto de Metais & Percussão se apresentam na segunda edição do Festimap. Conheça os músicos:
- Trompetes: Juliano Marques Barreto e Gabriel Nunes Angeli;
- Trompa: Nelson Faria;
- Trombone Tenor: Rafael Amaral;
- Trombone Baixo: Marcos Pacheco;
- Percussão: Tom Zé Bortoloto.