Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Festimap encerra com Teatro lotado e 3ª edição está confirmada para 2026

No período de 13 a 19 de julho, a população de Toledo e da região acompanharam muitas atrações, como concertos, apresentações com um piano ou com dois pianos, quarteto da cidade de São Paulo, grupo de câmara, entre outras atrações 
21/07/2025 - 19:35
Por Assessoria


Ouvir música clássica ao vivo, especialmente com uma orquestra, é uma experiência memorável e enriquecedora, valorizando a cultura como um todo. A arte ainda gera impacto positivo na economia local, atraindo turistas e movimentando o comércio. Essas são as contribuições da programação da segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap).
No período de 13 a 19 de julho, a população de Toledo e da região acompanharam muitas atrações, como concertos, apresentações com um piano ou com dois pianos, quarteto da cidade de São Paulo, grupo de câmara, entre outras atrações. O Festimap ainda teve o feito inusitado ao trazer para o palco do Teatro de Toledo quatro estrelas internacionais, tratam-se dos pianistas italianos.
“A segunda edição do Festimap foi muito especial, pois também acompanhamos a estreia da orquestra Serprati. É uma verdadeira celebração da música, voltada para o ensino e o aprimoramento de estudantes e para formação de novas plateias”, destaca o maestro Jean Reis.
O diretor de marketing na Prati-Donaduzzi Edilson Bianqui complemente que o Teatro de Toledo ficou lotado durante o período de realização do Festimap. “É uma construção de plateia. Agradeço a todas as pessoas envolvidas na organização do Festimap, por promoverem esses espetáculos para a cultura de Toledo”.
Bianqui menciona que o propósito da Prati-Donaduzzi é levar saúde, cultura esporte e lazer para a população. “São formas de levar qualidade de vida para a comunidade. Por isso, anúncio que Toledo receberá a terceira edição no próximo ano. O Festival acontecerá no período de 12 a 18 de julho”. A diretora de Cultura de Toledo Karla Fernanda Celant salienta que o Festimap traz emoção e o comprometimento dos músicos e da organização.
Legado
O maestro explica que um projeto dessa natureza só faz sentido se atende a comunidade. “O Festimap deixa para a cidade um legado. Nós sentimos que a comunidade lotou, diariamente, o Teatro de Toledo. Também observamos as manifestações artísticas musicais desenvolvidas ao longo do ano, como os corais infantis, as orquestras mirins, os grupos de câmara, enfim. Trata-se de um movimento, cujo resultado vai sendo alcançado paulatinamente a médio e longo prazo. Quando se investe em cultura, o retorno é um lindo espetáculo”.
Jean Reis enfatiza que as pessoas demonstraram estar mais receptivas a música de concerto neste ano. “Superou a nossa expectativa de público, pois ainda não temos um histórico tão grande; nós promovemos somente uma edição (referindo-se a anterior)”.
O maestro salienta a importância de incentivar a criança ou o jovem para estudar música e incluir na sua agenda uma atividade que seja totalmente saudável e com benefício para a Saúde Mental e intelectual da criança e do jovem.
 
Avaliação
A diretora administrativa do Festimap Raquel Mantovani avalia que foram dias intensos, repletos de artistas, de diversidade musical e de uma atmosfera vibrante que celebraram a arte e a cultura em Toledo. “Foi de fato uma experiência inesquecível para todos, desde a produção, os professores, os alunos e o público. Recebemos alunos de vários estados brasileiros, como Amazonas, Bahia, Espírito Mato Grosso, Minas Gerais, entre outros e também de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai”.
Raquel pontua que estiveram envolvidos no Festimap professores e profissionais do Brasil, dos Estados Unidos, da Argentina e do Paraguai e convidados internacionais, como os pianistas italianos. A expectativa da direção dessa segunda edição foi muito além do que esperávamos. Exemplo: no ano passado tivemos na oficina de coral infantil 50 crianças inscritas. Em 2025, tivemos 160 crianças no palco, tendo que declinar da presença ainda de dois corais por falta de espaço”.
Ela relata que a organização avaliou em uma reunião a possibilidade em abrir mais uma classe de coro infantil voltada para adolescentes na próxima edição. “Existe uma vocação natural de Toledo e região para a prática da oficina voltada para criança com o coral infantil, coral juvenil e orquestras infantis”.
A presença do público diariamente também surpreendeu a organização. “Ao longo de toda semana, o público nos surpreendeu lotando o Teatro Municipal de Toledo e a série Concertos Especiais. Nós levamos música para todos os cantos de Toledo”.
Cultura
Na ocasião, Raquel destaca o envolvimento da Prati-Donaduzzi com o desenvolvimento da cultura em Toledo. “A empresa possui um olhar tão sensível as causas importantes ao ser humano, como saúde, esporte e cultura. Sem dúvida, deixará a sua marca como uma empresa amiga do desenvolvimento integral do ser humano, não apenas de Toledo e região, mas para todas as regiões do Brasil”.
Ela complementa que a programação da segunda edição do Festimal está encerrada e, “nós voltamos para as nossas cidades com a esperança e expectativa de um retorno mais abrangente na próxima edição, estendendo ainda mais a programação do Festimap”.
FESTIMAP 
O Festimap tem Direção Artística do maestro Jean Reis e Administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é da Piu Mosso e, a realização, da Prefeitura Municipal de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e Ministério da Cultura.
C%c3%b3pia de web banner 1144x250px