Segundo Angelotti, a intenção é a partir do ano de 2012 fazer a capacitação de dois professores de cada Núcleo Regional de Educação, que repassarão estas informações aos diretores e pedagogos de sua Regional, com o intuito de organizar em cada escola um plano de segurança de evacuação em casos de emergências. “A ideia é capacitar as pessoas que farão parte da defesa civil de cada escola para que possam construir o seu plano local de defesa civil, e em situações de emergências saber como proceder no sentido de resguardar a vida das pessoas”, afirmou o capitão.
Para Léo Inácio, essa é uma iniciativa positiva. “Se uma eventualidade acontecer e os alunos estiverem treinados e orientados para saírem do colégio de forma organizada, com toda a certeza os problemas serão menores”, comenta o chefe do NRE, “E nós (Núcleo) vamos participar efetivamente da estruturação dos nossos colégios no sentido de eles estarem atentos a essas questões”, completa.
O plano de defesa civil de cada instituição de ensino deverá ser elaborado dentro de suas especifidades e realidade. Com uma avaliação precisa das principais áreas de acesso, inclusive promovendo adequações para agilizar uma saída de emergência caso a escola não a possua.
Presenças
Além do chefe do NRE Toledo, Léo Inácio Anschau e do Coordenador Estadual do Projeto de Defesa Civil nas Escolas, Capitão Angelotti, participaram da reunião: o professor Luiz Carlos Cameran, representante da Patrulha Escolar Comunitária (PEC) do NRE; o tenente Rafael Gehller, Comandante da PEC Toledo e Cascavel; o Capitão Schinda, Coordenador da Defesa Civil Regional; o Comandante Araújo, Chefe do Corpo de Bombeiros de Toledo; a Aspirante Bombeira Ivna de Foz do Iguaçu; e as professoras Ligia Camargo e Juliana Cajueiro, ambas da Coordenação da Patrulha Escolar e da Defesa Civil na Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Reunião no NRE discute a implantação de Plano de Defesa Civil nas Escolas
O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, professor Léo Inácio Anschau, recebeu na semana passada a visita do Coordenador Estadual do Projeto de Defesa Civil nas Escolas, Capitão Emídio Angelotti, acompanhado de outros representantes da patrulha escolar e defesa civil a nível estadual e regional. A reunião teve o objetivo de discutir a implantação do plano de defesa civil nas escolas.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
- 5Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor