Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Enquanto isso na Câmara de vereadores...

Na sessão da Câmara desta segunda-feira voltou a discussão o primeiro damismo; a CPI da Emdur, rumos partidários para 2012... PDT promete decisão, talvez ainda, nesta semana e muito mais. Acompanhe as notas da Câmara.

05/12/2011 - 17:25


BALANÇO PMDB
Os peemedebistas têm encontro no próximo sábado (10), às 10h no Sindicado dos Servidores Públicos de Toledo. No encontro os vereadores Ademar Dorfschmidt e Leoclides Bisognin devem apresentar um relatório das suas atividades parlamentares em 2011. Eles recebem também o deputado federal, Moacir Micheletto que fará um balanço sobre o ano na Câmara Federal. Está na pauta também discussões sobre a conjuntura nacional e local.

Onde estará o PDT
De que lado estará o PDT em 2012? Embora os pedetistas estejam fazendo o discurso de independência, ainda compõem a base de apoio do prefeito Schiavinato, mas esta “independência” pode estar chegando ao fim. Depois de uma reunião entre pedetistas há poucos dias, nesta segunda-feira (5), o presidente do PDT, Ascânio Butzge visitou o gabinete do vereador João Martins e segundo o vereador o partido estas prestes a tomar partido. E nos bastidores a conversa é de que, ainda nesta semana, está programada uma reunião da executiva que vai finalmente definir de que lado estará em 2012. A decisão será através do voto secreto. O negócio é aguardar o resultado.

Aeroporto nas escuras
O vereador Leoclides Bisognin (PMDB) cobrou providências no aeroporto municipal que parece estar às escuras. Sem luz na pista não há possibilidades de pousos ou decolagens noturnas. Apesar de não termos vôos regulares, sempre pousa aeronaves oficiais ou particulares. Ou ainda, o aeroporto pode servir de base para algum pouso desviado de outro aeroporto.

Queda do Lupi
A oposição não tem poupado as críticas ao governo Dilma, pela queda do sétimo ministro. Bisognin fez a defesa: Dilma ao apurar irregularidades de qualquer tipo tem afastado e demitido e isso é positivo, o problema seria se escondesse e protegesse. Não importa quantos derrubou ou tenha que derrubar, importa que faça e ela tem feito. É verdade vereador é preocupante quando um governante é avisado de uma irregularidade e faz de conta que ela não existe.

CPI da Emdur I
A sessão da Câmara começou atrasada, mais do que de costume. O motivo: a reunião da CPI que devia começar às 13h30 teve início bem depois das 14h, segundo Paulo dos Santos esteve sozinho, no plenário escuro e os colegas não chegaram no horário. Será operação tartaruga?

CPI da Emdur II
A CPI que pretende investigar supostas irregularidades na administração da Emdur é presidida pelo tucano, Rogério Massing, o relator é o vereador Luis Fritzen e conta com outro membro da base da administração: João Martins. Da oposição participam os vereadores Ademar Dorfschmidt e Paulo dos Santos.

CPI da Emdur III
A breve reunião da CPI realizada, antes da sessão ordinária, deliberou a convocação dos exs-diretores Marco Pereira e José Eduardo Bertozzi Correa (o Zequinha). Também foram solicitadas cópias das Notas Fiscais das compras realizadas desde a administração do Zequinha até hoje.

CPI da Emdur IV
Os vereadores Ademar e Paulo dos Santos questionaram a regra que prevê que os requerimentos sejam apresentados 24h antes das reuniões, pois na opinião deles a prática engessa a CPI e inviabiliza os trabalhos. Massing (PSDB), presidente da comissão, defendeu a regra, porque segundo ele foi esta regra que valeu para todas as CPI. Os vereadores pediram que a regra fosse posta em votação, houve resistência da presidência, mas acabou aceitando que a votação fosse realizada na próxima reunião da comissão.

PRIMEIRO DAMISMO I
O executivo municipal enviou para câmara um Projeto de Emenda a Lei Orgânica que autorizava contratar as primeiras damas. Garantia um cargo público às esposas. A Casa de Notícias divulgou na semana passada e lembrou o TAC realizado pelo Ministério Público-MP sobre o tema. O executivo fez uma nova consulta ao MP que reiterou a ilegalidade por se tratar de prática de nepotismo e recomendou a não aprovação do Projeto e caso tenha ocorrido alguma nomeação que seja feita a exoneração imediatamente, sob pena do MP tomar providências jurídicas.

PRIMEIRO DAMISMO II
O executivo enviou para a Câmara outra mensagem de alteração da Emenda recuando na proposta. O vereador Luis Fritzen pediu para que a mensagem fosse enviada a comissão de legislação para avaliar a sua legalidade. Até aí tudo bem. O problema é se confirmar as conversas de bastidores de que, tem vereador querendo rebelar-se contra a mensagem e aprovar o primeiro damismo. Será? Com que objetivos? Ou com que interesses? Ou que movimento de peças no jogo de xadrez chamado 2012, se pretende? Quem fará a frente?

 

Por Selma Becker

C%c3%b3pia de web banner 550x250px