“Neste ano, realizamos três formatos do Programa na região, o VarejoMAIS tradicional, o VarejoMAIS em Ação e o VarejoMAIS – Segunda Fase. Somente no formato tradicional, participaram 70 empresas das cidades de Cascavel, Guaíra e Cafelândia e, dentre elas, 18 foram destaques e receberam o troféu O Melhor do VarejoMAIS 2011, durante a cerimônia de encerramento do Programa, realizada em Cascavel”, resume o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo César Brotto.
Ainda de acordo com o consultor, o troféu, concedido nas categorias Loja Revelação e Loja Referência, é uma maneira de homenagear os melhores resultados obtidos durante o decorrer do Programa e incentivar o sucesso nas micro e pequenas empresas. “O VarejoMAIS exige muita determinação das empresas participantes. Nesta edição foram realizados 30 cursos, quase três mil horas de consultorias e 500 pessoas capacitadas, entre empresários e colaboradores”, enumera.
Vencedoras
Na categoria Loja Revelação, receberam a melhor pontuação as empresas Ateliê Perfil, de Cascavel; Meca, loja de vestuário adulto e acessórios, de Guaíra; e Consolata Tintas, de Cafelândia. Também foram vencedoras, as empresas Rotha Informática, de Cascavel; Hotel Gaúcha, de Guaíra; e Móveis Bortolato e Bortolato Decor, de Cafelândia, com o primeiro lugar na categoria Loja Referência.
Os segundos lugares ficaram com as lojas Solar Distribuidora de Materiais de Construção (Cascavel), Maxxi Calçados (Guaíra), e Base Forte Materiais para Construção (Cafelândia) – na categoria Loja Revelação; Feoli Comércio de Peças (Cascavel), Foto Imagem (Guaíra), e Sicredi (Cafelândia) – na categoria Loja Referência.
Os terceiros lugares de cada cidade, na categoria Loja Revelação e Loja Referência, respectivamente, ficaram para a Maffini Materiais de Construção (Cascavel), a Atitude Segurança (Guaíra), a Cooperafa (Cafelândia); Sono e Saúde (Cascavel), Móveis Incomajo (Guaíra), GVL Liquigas (Cafelândia). Criado especialmente para o VarejoMAIS, o troféu traz a imagem estilizada do Deus do Comércio (Mercúrio).
Palestra e magia
Antes da entrega da premiação, os empresários convidados para a cerimônia de encerramento do VarejoMAIS 2011 foram surpreendidos por palestra-show, com o mágico ilusionista Marco Zanqueta. Partindo da ideia de que o dia a dia do empresário do varejo é parecido com a rotina de um mágico profissional, o palestrante homenageou os presentes com interatividade, diversão, truques e ensinamentos.
“Assim como eu, vocês fazem possível aquilo que parecia impossível aos olhos dos outros. Assim como uma empresa, a Mágica, para dar certo, depende de planejamento, treinamento e persuasão”, enfatizou Zanqueta. “Precisamos nos precaver e aprender a enxergar cada detalhe antes de apresentar o produto ou serviço ao nosso cliente. A preparação vai fazer toda a diferença para alcançarmos o sucesso”, disse o ilusionista.
Qualificação
Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, o Programa VarejoMAIS atua no Paraná desde 2005 e no oeste, 1,5 mil pessoas de 50 municípios já receberam as capacitações. “As orientações do Programa finalizam dentro de alguns meses, mas percebemos que a melhoria nos processos gerenciais da empresa é contínua, com base nos ensinamentos adquiridos no VarejoMAIS. O resultado do aprendizado reverte em lucro, produtividade e competitividade no setor varejista.”
A empresária de Cascavel, Inez Ribeiro de Moraes, é um dos exemplos de sucesso. Há sete anos à frente do Ateliê Perfil, participou do Programa em 2011 e comemora os resultados. “O VarejoMAIS foi uma ‘reviravolta’ na minha loja. Mudamos tudo, desde a apresentação, com fachada nova, até a parte interna, como espelhos, luminárias e tapetes. Também criamos uma logomarca e implantamos um sistema de informatização completo. As mudanças renderam um aumento de 80% nas vendas”, festeja.
Para o vice-presidente da Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (AMIC), Maureci Machado, que representou a entidade na cerimônia de encerramento da edição 2011 do Programa, é uma alegria poder oferecer o VarejoMAIS aos associados. “O desenvolvimento das micro e pequenas empresas da região é nossa finalidade de existência. Com a ajuda de programas como esse temos certeza de que cumpriremos nosso papel”, ressaltou.
Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia (ACICAF), Carlos Eduardo Borges da Costa, os empresários do varejo do município ganharam muito com o VarejoMAIS. “Somos uma cidade pequena com ‘cara’ de grande. A maioria das empresas tem bastante tempo de mercado e estão percebendo que precisam se atualizar e acompanhar a evolução do mercado, para não ficarem paradas no tempo. No setor do varejo, isso é ainda mais eminente”, indicou.
Foi a mesma percepção que levou o empresário Valdecir José Bortolato (um dos premiados na edição 2011 do VarejoMAIS no oeste) a participar do Programa. “A Móveis Bortolato já tem 39 anos de mercado em Cafelândia. As capacitações e consultorias foram excelentes e contribuíram para reciclar conhecimento de toda a equipe. Com as sugestões melhoramos o visual da loja e estamos trabalhando com indicadores e mensuração de resultados. A partir do ano que vem, a meta é continuar desenvolvendo a gestão e ampliar o espaço físico da empresa”, argumentou o empresário.
“É essa a ideia que devemos ter clara em nossa mente: o comércio varejista é volátil e requer atenção e treinamentos especiais como o VarejoMAIS”, declarou Sandro Sabadin, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná (Sincopeças). “Já participei do Programa como empresário e comprovo os resultados positivos. Durante os meses de capacitação você aprende a ver sua empresa de fora e enxergar as reais necessidades de mudança”, explicou.
“Se fosse para eu dar uma nota ao VarejoMAIS, com certeza, seria nota dez. As aborgadens das capacitações são muito claras e nos ajudam a profissionalizar a gestão dentro da empresa. No dia a dia aprendemos a fazer as coisas do nosso jeito e, com o programa, conhecemos novas maneiras de gestão que facilitam nosso trabalho. Adoramos participar”, complementou a empresária de Guaíra, Rosangela dos Santos, da Móveis Incomajo, também premiada com o troféu O Melhor do VarejoMAIS 2011.
Parcerias
São parceiros na realização do VarejoMAIS, na região oeste do Estado, a AMIC; o Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e região (Sindilojas); o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo e Região (Sinvar); o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste do Paraná (Sinfarma); o Sincopeças; as Associações Comerciais e Empresariais de Guaíra (ACIAG), Cafelândia (ACICAF), Missal (ACIMI), Goioxim (ACEG), Toledo (ACIT), Guaraniaçu (ACEG), Laranjeiras do Sul (ACIALS) e Quedas do Iguaçu (ACIQI); e o Sesc/Senac.
Da Assessoria
GERAL
Empresas do comércio varejista do oeste do PR são homenageadas durante evento em Cascavel
Com o objetivo de melhorar a competitividade e o rendimento dos negócios, 200 micro e pequenas empresas do comércio varejista do oeste paranaense participaram, desde abril, da edição 2011 do Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade. Iniciativa do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, o Programa tem duração média de nove meses e o encerramento das atividades foi comemorado com entusiasmo na última semana, em Cascavel.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 2US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025
- 3Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza
- 4Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional
- 5Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres