Na próxima quinta-feira (31), a Embaixada Solidária e o Instituto BRF assinam um convênio de cooperação com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos próprios migrantes. O convite para a cerimônia foi entregue pela presidente da entidade, Edna Nunes, ao prefeito Mario Costenaro. Será um evento fechado apenas para entidades envolvidas com a assinatura do convênio.
“É um convite oficial para a cerimônia oficial da assinatura do convênio com o Instituto BRF, que vem para Toledo, onde poderemos, dentro desse projeto, trabalhar ações importantes, entre elas a segurança alimentar”, explica Edna. Ela reforça que dentro do programa chamado Segurança Alimentar 360º, a Embaixada Solidária “leva em consideração o cenário de que muitos migrantes e refugiados que, quando acessam o nosso país para recomeçar suas vidas, enfrentam a situação da insegurança alimentar”.
Edna lembra que muitos deles chegam a ponto de desnutrição e que quando se fala em segurança alimentar, “não é só o que eu tenho no prato hoje, não é a comida que está faltando hoje, mas é a comida que faltou ontem”, aponta a dirigente, acrescentando que o papel da Embaixada não é apenas “para colocar a comida no prato hoje, mas que o meu prato terá comida amanhã”.
E é neste sentido que será assinado o convênio com o Instituto BRF. Edna destaca que há alguns meses a Embaixada Solidária vem sendo submetida a constantes análises e que agora venceu esse processo de parceria.
Através do convênio será possível investir na estrutura pensando em segurança alimentar, que inclui também a profissionalização, a capacitação de pessoas para o mercado da gastronomia, “que é um mercado que emprega bastante, que tem bastante necessidade aqui em na cidade de Toledo. E com isso a gente traz importantes parceiros”, completa Edna.
A presidente da Embaixada Solidária lembra que as universidades, clubes de serviço, igrejas e o poder público “tem sido para nós bastante importante na construção de uma imensa rede de apoio, com conhecimento técnico, para que nós possamos ofertar, oportunizar a segurança alimentar a todas essas pessoas. Automaticamente, nós estamos devolvendo para a sociedade profissionais altamente qualificados”.
Na visão do prefeito Mario Costenaro, projetos que buscam oferecer uma melhor condição de vida e mais dignidade ao ser humano merecem sempre o apoio por parte da Prefeitura de Toledo. “Temos dito que Toledo somos todos nós e para isso se concretizar a cidade precisa ser mais inclusiva em todos os aspectos e acredito que esse convênio irá ampliar ainda mais essa condição de um atendimento digno ao migrante”, analisa o prefeito.