Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

NRE inaugura piloto da rede de bibliotecas escolares em Toledo

O Núcleo Regional de Educação de Toledo inaugurou ontem (06) a Biblioteca Manoel Ribeiro Santana, do Colégio Estadual Dario Vellozo, que será a biblioteca piloto no Núcleo para a implantação da Rede de Bibliotecas Escolares do Estado do Paraná.  A criação da Rede tem como objetivo resgatar a importância do livro e promover o gosto pela leitura não apenas nos estudantes, mas em toda a comunidade escolar.

07/12/2011 - 11:54


De acordo com a Coordenadora de Língua Portuguesa e responsável pela Rede no NRE, Sandra Mara Marcelo Nogueira, a iniciativa promete mudar o conceito de biblioteca escolar. “A ideia é transformar a biblioteca em um centro de fomento à leitura, à cultura, e às atividades de pesquisa, discussão e produção”, explica, “Dentro desse conceito é missão da biblioteca facilitar o acesso a informação e resgatar a memória escolar, entre outras atividades”, completa.
A Rede de Bibliotecas Escolares prevê ainda a implantação de um sistema eletrônico para o gerenciamento do acervo e a capacitação dos agentes de biblioteca para a utilização desse sistema. A meta da Secretaria de Estado da Educação (SEED) é expandir a Rede de forma gradativa em todas as escolas públicas até 2014. “É uma iniciativa da SEED que está sendo implementada e contribuirá no aprimoramento sócio-cultural dos educandos e familiares do colégio”, comenta o chefe do Núcleo de Toledo, professor Léo Inácio Anschau.
Na inauguração, o diretor Euclides Jair Freese, agradeceu a escolha do colégio como piloto e enalteceu o trabalho que já vem sendo realizado, citando parcerias firmadas com autores toledanos, que em outras ocasiões realizaram palestras e atividades literárias com os alunos. “Desejamos que a implantação desta biblioteca traga aos nossos alunos e comunidade em geral sempre mais oportunidades de conhecimento, através do enriquecimento da nossa cultura e da possibilidade de estarmos sempre aprendendo”, afirmou.
A biblioteca do Dario Vellozo foi escolhida como piloto em virtude das ações já implementadas no colégio para incentivo à leitura e a pesquisa, como o Momento de Leitura, que acontece todos os dias durante 15 minutos, e o Concurso Literário, que premia anualmente os alunos mais dedicados a leitura, e também porque o colégio atende a mais de mil alunos. O nome da Biblioteca, Manoel Ribeiro Santana, presta homenagem a um funcionário que dedicou mais de 20 anos de sua vida ao trabalho na instituição.
A expectativa é de que o trabalho na biblioteca se torne ainda melhor. “Acho que a iniciativa é bacana, porque muitos alunos não tem vontade de freqüentar a biblioteca, e assim ela vai se tornar um lugar mais diversificado e interessante”, opina a agente educacional Marilei Eliane Nunes, que trabalha na recém-inaugurada biblioteca. Ela ressalta as vantagens da implantação de um sistema eletrônico: “Acredito que o sistema vai facilitar a localização dos livros e o controle do acervo, dos empréstimos e devoluções”.
A inauguração da biblioteca piloto foi marcada por apresentações culturais, artísticas e pela declamação de poesias. Na ocasião também foi feita a entrega simbólica das Carteirinhas da Biblioteca para alunos da instituição. Marcaram presença no evento, o chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau e a professora Sandra Mara Nogueira, o diretor, Euclides Jair Freese, e a equipe de educadores do Colégio Estadual Dario Vellozo, além do diretor designado para a próxima gestão, Davi dos Santos Ferreira, dos alunos e de representantes da comunidade escolar.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px