“No decorrer da implantação das melhorias dos processos, nomeamos uma equipe de apoio que motivou o comprometimento dos colaboradores. O resultado foi a melhora no relacionamento de toda a equipe”, relata, citando que, atualmente, conta com 60 funcionários. Catorze anos à frente da empresa, que existe há 40 anos no mercado, Miguel Neto conta que assumiu o negócio com três funcionários e, para reestruturar o empreendimento, fez várias capacitações do Sebrae/PR. “O PSGQ inovou meus conhecimentos e agregou melhorias na empresa. Indico para meus colegas empresários porque realmente faz diferença”, destaca.
O empresário Osvaldo Hernandes, sócio de uma lavanderia em Altônia, também está satisfeito com a participação no PSGQ. Ele destaca que houve uma mudança significativa na organização da empresa, resultando na melhora dos relacionamentos internos, atendimento, qualidade e produção. “O PSGQ foi fundamental e, com certeza, foi a melhor capacitação que já fizemos”, reforça, ao informar que a empresa tem dez anos e 32 funcionários.
Na última terça-feira, dia 6, diversos empresários estiveram no evento de encerramento que reuniu participantes da segunda turma do Programa. A ocasião registrou a entrega de certificados e a comemoração dos resultados positivos. “O PSGQ é, sem dúvida, um marco na trajetória empresarial dos participantes”, avalia o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva.
O Programa faz parte do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas e, em Umuarama, conta com a parceria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU). Nas duas edições realizadas no município, a iniciativa já auxiliou 18 micro e pequenas empresas. O objetivo é estimular a mudança de hábitos de gestão, com foco na busca pela excelência em qualidade e melhoria dos resultados das empresas.
Este ano, a segunda turma do PSGQ foi composta por oito empresas de diferentes setores, como indústria de alimentos, construção civil, metalurgia e transportes, que participaram de capacitações, treinamentos e consultorias. “O PSGQ é um Programa bastante intenso que trabalha conceitos e práticas da qualidade e fundamentos da excelência. Nesse processo, a variedade de segmentos envolvidos torna os encontros produtivos”, enfatiza Adriano da Silva.
O consultor credenciado do Sebrae/PR, Oswaldo Miguel dos Santos, acompanhou os dez meses de treinamento e, dentre os resultados obtidos pelas empresas, ele destaca a melhora na organização física, administrativa e dos processos produtivos, que geraram redução de desperdícios e aumento de produtividade. “As empresas também implantaram indicadores de resultados e buscaram melhor qualidade de vida para toda a equipe”, enfatiza.
Conhecimento
O PSGQ foi desenvolvido pelo Sebrae com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e consiste em cinco módulos: “Gestão da Qualidade - Fundamentos da Excelência”, “D’Olho na Qualidade - 5S’s para pequenos negócios”, “Parcerias eficazes”, “Gestão da Qualidade - os processos” e “Gestão da Qualidade - Visão Estratégica”. Ao todo são 124 horas de treinamento em sala de aula e 24 horas de consultorias in company para cada empresa.
O primeiro módulo do Programa traz como tema “Os fundamentos da excelência”. Nesse, o empresário aprende a desenvolver as competências para uma mudança empresarial e pessoal na busca pela excelência. Já o segundo, “D’Olho na qualidade”, mostra novos hábitos para a otimização dos recursos, melhoria do bem-estar físico, mental e social da empresa e respeito com o meio ambiente, com a aplicação do chamado 5S (do idioma japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que pode ser traduzido em: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida).
O terceiro módulo versa sobre as “Parcerias Eficazes” e faz o empresário refletir sobre as relações de parceria, que precisam ser claras, objetivas e harmônicas, além da profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos. Os processos da Gestão da Qualidade são abordados no quarto módulo, que permitem ao empresário conhecer ferramentas capazes de avaliar e mensurar resultados dos processos de qualidade.
O quinto módulo fecha o cronograma de treinamentos do PSGQ com o tema “Gestão da Qualidade: Visão Estratégica”, estimulando o empresário a desenvolver competências para pensar e agir estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações; analisando o ambiente interno e externo; planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados.
Da Assessoria
GERAL
Programa sobre gestão da qualidade forma mais uma turma, no noroeste do PR
Miguel Fuentes Romero Neto é proprietário de uma indústria de sorvetes em Umuarama, no noroeste do Paraná, e foi um dos integrantes da segunda turma do Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ) no município. Satisfeito com os resultados alcançados na empresa, o empresário destaca as mudanças de comportamento entre lideranças e funcionários.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 2US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025
- 3Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza
- 4Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional
- 5Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres