Gustavo Ishikawa, consultor do Sebrae/PR que coordenou o evento em Astorga, avalia de forma positiva a grande participação de empreendedores e empresários. “Houve uma mobilização significativa, até porque os empresários se interessam por soluções em linhas de crédito”, afirma, citando que o evento, no município, também contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Astorga (ACIAA).
O consultor do Sebrae/PR também salienta as explicações das instituições financeiras sobre as possibilidades de crédito para micro e pequenas empresas, que trouxeram informações importantes. “A partir desses conhecimentos os empresários têm condições de trilhar o caminho de acesso ao crédito. Além disso, as rodadas de negócios foram muito produtivas e temos certeza de que resultarão em boas negociações”, frisa Gustavo Ishikawa.
O empresário Osvaldo Santana participou do evento, em Astorga, e já conseguiu identificar uma opção adequada para o seu negócio. Há três anos e meio no mercado de oficina mecânica, na área de injeção para veículos a diesel, ele precisa de recursos para comprar novas ferramentas. “No evento, sanei muitas dúvidas e já estou analisando uma linha de crédito. O relacionamento com as instituições financeiras também foi facilitado”, destaca.
Antonio Valdecir Marta, empresário há nove anos no segmento de fabricação de móveis, em Arapongas, também ficou satisfeita com o evento. Ainda este ano, ele vai mudar a empresa para Astorga porque identificou, no município, oportunidade de crescimento. “Primeiramente, vamos para um barracão alugado, mas pretendemos adquirir um terreno e construir a nossa sede. Para fazer esse investimento, precisamos de recursos”, explica.
O empresário adianta que, após o Seminário de Crédito, foi atendido por uma instituição financeira a fim de analisar linhas de crédito. Antonio Marta acrescenta ainda que, assim que realizar a mudança para Astorga, vai buscar orientações do Sebrae/PR para saber como adquirir o crédito e direcionar os investimentos, de modo a evitar problemas futuros.
Seminários
Este ano, os Seminários de Crédito também passaram pelos municípios de Paranavaí, Loanda, Maringá, Cianorte, Umuarama, Altônia, Nova Esperança e Campo Mourão, beneficiando mais de 900 pessoas. Na região noroeste, a iniciativa também mobilizou cerca de 150 profissionais de instituições financeiras e 100 atendimentos individuais. No Paraná, esse é o segundo ano consecutivo da iniciativa, que percorreu, ao todo, 21 municípios.
De acordo com o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a vantagem dos Seminários Regionais é que empreendedores e empresários têm à sua disposição diversas instituições reunidas em um único local, o que permite conhecer linhas de crédito que atendam melhor suas demandas.
Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, ressalta o motivos que fazem do evento um sucesso. “Os resultados são positivos porque têm atendido os objetivos de levar informações sobre linhas de crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, e ampliar o canal de relacionamento entre empresários e instituições financeiras”, afirma.
O coordenador estadual do Sebrae/PR destaca as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), consideradas como uma inovação no processo de captação de recursos financeiros, e das Cooperativas de Crédito, que oferecem linhas em condições especiais. Locatelli Junior também ressalta os microcréditos do Programa Crescer, do Governo Federal, operacionalizado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal (CEF).
“Outro produto atrativo é o cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), porque oferece condições extremamente favoráveis aos empresários”, cita Locatelli Junior. Ele também reforça a importância dos empresários tomarem conhecimento das alternativas de financiamento disponíveis em diversas instituições, como BNDES, Agência de Fomento do Paraná e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O Seminário e Rodada de Negócios sobre Crédito são apoiados pelo BNDES, CEF, Banco do Brasil (BB), Bradesco, BRDE, Agência de Fomento do Paraná, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Noroeste Garantias. Mais informações podem ser obtidas em um dos escritórios do Sebrae/PR.
Da Assessoria
GERAL
Seminário de crédito, em Astorga, auxilia pequenas empresas
Mais de 120 empreendedores e empresários do município de Astorga, no noroeste do Paraná, tiveram a oportunidade de conhecer diversas linhas de crédito ao participarem, no final de novembro, dos Seminários Regionais de Créditos. A iniciativa é do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 2Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 3US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025
- 4Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza
- 5Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional