O secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, relata que outros espaços - como é o caso da Rua dos Pioneiros, rua Mário Fontana e outros trechos da Avenida Senador Atílio Fontana - serão colocados em breve à disposição da comunidade. “O município está em fase de estudo de outros pontos onde a modalidade possa ser implantada e possa auxiliar na interligação dos pontos com as ciclovias, auxiliando no processo de fluidez e segurança”, comenta.
Para o secretário, independente da modalidade da faixa, a cultura e a educação para o trânsito são recursos essenciais para que todos possam conviver em harmonia.
Crespão explica que a malha viária não sofre alterações e que essa realidade cria um fluxo intenso em alguns horários. “A grande intenção é não comprometer a qualidade de vida e manter o diferencial de uma cidade que cresce de forma moderada e que faz os investimentos necessários para que sua população possa manter o prazer de se deslocar pelos espaços públicos”, completa.
Para o secretário, o aumento de seis mil veículos por ano nas ruas da cidade é um fator que deve ser analisado. “Nosso interesse não é tirar os veículos das ruas, mas oferecer a comunidade uma opção sustentável e que possa ser utilizada com segurança”, disse em referência aos ciclistas.
O diretor de Trânsito, Givanildo Dalabrida, acredita que o investimento deve servir como um grande incentivo à população. “A intenção é que as pessoas sintam prazer em sair das suas casas de bicicleta para qualquer atividade”, esclarece.
Dalabrida destaca que o recém inaugurado Toopedalando é um projeto inovador de mobilicidade urbana social objetivando incentivar o uso de transporte ecológico. “Para que o sucesso do programa se estabeleça é necessário que ações como essas sejam praticadas e que a comunidade esteja atenta às leis de trânsito e a prática da cidadania”, conta.
CICLOVIA - O diretor do Departamento de Planejamento Urbano, Lairton Utzig, explica que a ciclovia é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Sendo separada portanto da pista de rolamento. A avenida Parigot de Souza possui ciclovia em toda a sua extensão. A Sanga Panambi e a Avenida JJ Muraro estão em fase implantação. O modelo também está presente em trechos como Avenida Maripá, Parque do Povo, Parque Linear do Rio Toledo e Avenida Egydio Gerônimo Munaretto, além do Distrito de Vila Nova. A extensão de ciclovia em Toledo é de 19 km, sendo que a ciclovia sempre é construída no espaço, diferente da ciclofaixa que recebe pintura e sinalização na pavimentação já edificada.
CICLOFAIXA - Lairton Utzig informa que a ciclofaixa é implantada rente ao meio fio ou no eixo da na pista de rolamento, com sinalização horizontal vermelha, sendo obrigatório o uso de “tachões” para a separação da faixa de fluxo de veículos. O diretor lembra que quando no eixo da pista, a ciclofaixa é separada com tachões em ambas as faixas para aumentar a segurança. Em Toledo é o caso do Parque Ecológico Diva Paim Bart, Rua Carlos Sbaraini, Rua dos Pioneiros, Avenida Senador Atílio Fontana, Rua Mário Fontana, Dom Pedro ll e os distritos de Dez Maio e Novo Sarandi. Toledo possui 5 quilômetros desse modelo.
CICLOROTA – A alternativa, segundo o diretor, visa que o espaço seja compartilhado por ciclistas e veículos, sendo a via sinalizada com indicação como seguro para os ciclistas, porém com sempre com a atenção e respeitando as leis de trânsito, já que outros veículos utilizam a pista. A rua Haroldo Hamilton possui 500 metros de ciclorota.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Ciclovias aumentam a segurança do trânsito em Toledo
Os ciclistas que participam do trânsito em Toledo podem aliar economia, saúde, sustentabilidade e segurança. O espaço destinado para a circulação de pessoas utilizando bicicletas está sendo ampliado e diversificado na cidade. Os moradores de três distritos já podem contar com a segurança e a versatilidade da ciclovia.
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