“Das 40 mil toneladas de peixe que o Oeste produz, metade está em Toledo. Não poderia ser decisão mais acertada implantar esta estrutura em Toledo, onde a produção de peixe começou, para atender os produtores locais e também dos municípios vizinhos”, comentou o superintendente federal de Pesca e Aqüicultura do estado do Paraná. Segundo ele, a parceria entre o Ministério, a prefeitura de Toledo, e a Emater, que já firmou convênio com o Ministério para a contratação de cinco profissionais para dar assistência técnica aos produtores de peixes, é fundamental para alavancar o setor. Certamente, acredita ele, com este apoio, o setor deverá ganhar novo impulso. O escritório dará suporte tanto aos pescadores que atuma na região do lago de Itaipu como também aos produtores de peixes da região. Eles precisam do aval do ministério para cadastramento em programas federais, como também para encaminhamento de projetos de financiamento, entre outros.
Conforme o representante do Ministério da Pesca, o setor está crescendo bastante e a piscicultura mostra-se com uma excelente alternativa de renda para os pequenos produtores rurais, com perspectiva de crescimento do setor. Ele defende a redução do preço do pescado, mas acredita que o setor somente será forte e crescerá cada vez mais se todas as partes envolvidas forem beneficiadas: o produtor com uma remuneração adequada para o seu trabalho, a indústria, com preço, qualidade e matéria-prima regular, e o consumidor com preços justos e acessíveis. ”Precisamos baixar os preços, aumentar o consumo e manter o ganho do produtor para manter a atividade em crescimento”, ressaltou, anunciando que o BNDES acredita no potencial do negócio, tanto que disponibilizou R$ 9 bilhões de recursos para financiamento. “O que o banco exige são bons projetos e para isso estamos viabilizando esta estrutura e fazendo parcerias”, adiantou Wigineski, ressaltando também o papel da Unioeste, com o curso de Engenharia de Pesca, e a importância da pesquisa para o crescimento e fortalecimento do setor.
O prefeito de Toledo agradeceu o apoio do deputado estadual Elton Welter na instalação do escritório do Ministério em Toledo e ressaltou a importância desta iniciativa, que visa fortalecer o setor. A produção de peixes em tanques começou em Toledo e se expandiu gradativamente para outras regiões. “Se tem piscicultura hoje no interior de São Paulo, isso se deve a Toledo, que abasteceu diversos pesque-pagues, fornecendo alevinos”, comentou o prefeito, ressaltando o início da atividade em Toledo e a sua expansão, com a profissionalização dos produtores e a implantação de frigoríficos, que processam a produção local.
O curso e Engenharia de Pesca, o primeiro do sul do país, em Toledo, também teve uma importante contribuição na formação da mão-de-obra, hoje exportada para outros estados brasileiros. Durante a assinatura do convênio o prefeito anunciou que pretende ampliar o volume de pescado adquirido através do programa Compra Direta para atender os restaurantes populares e a merenda escolar. Conforme ele, o município já adquire um determinado volume de peixes, mas pretende ampliar para valorizar o setor e também pela importância nutricional do alimento, além de incentivar o aumento do consumo entre a população.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Prefeitura e Ministério da Pesca assinam convênio para escritório em Toledo
Toledo vai contar com um escritório do Ministério da Pesca no município. O convênio visando a instalação da estrutura foi assinado na sexta-feira (09) na sala de reuniões do gabinete, pelo prefeito José Carlos Schiavinato e pelo superintendente Federal de Pesca e Aqüicultura do estado do Paraná, José Wigineski, testemunhado pelos deputados estaduais Elton Welter e Duílio Genari, o vice-prefeito Lúcio de Marchi, secretários, vereador Eudes Dalagnol e representantes do setor de Toledo e da região. O escritório vai funcionar em um espaço cedido pelo município do Parque Urbano Frei Alceu e vai atender 27 municípios da região.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 2US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025
- 3Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza
- 4Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional
- 5Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres