Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Saúde mental é tema de bate-papo entre equipes da UBS Vila Nova e da C.Vale

Atividade, realizada na tarde desta quarta (28) na unidade instalada no distrito, integra ações da semana interna de prevenção de acidentes (Sipat) da cooperativa
27/08/2025 - 21:31
Por Assessoria


Colaboradores da unidade de grãos e insumos da C. Vale Cooperativa Agroindustrial, localizada em Vila Nova, participaram, na tarde desta quarta-feira (28), de um bate-papo sobre saúde mental conduzido pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito. Com a proposta de esclarecer diferenças importantes entre condições que afetam a rotina laboral, a atividade foi conduzida pela médica Gabriela Vanzela, que destacou conceitos, sinais de alerta e medidas preventivas, de forma prática e dinâmica.

A ação faz parte da programação da 29ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da cooperativa, iniciada na segunda-feira (25) e que se estende até sexta (29). Durante os cinco dias, três encontros ocorrem de forma centralizada, com palestras transmitidas por videoconferência a partir da matriz, em Palotina, alcançando as 182 unidades da C. Vale. Já nos outros dois dias, cada filial promove atividades locais: em Vila Nova, além do bate-papo desta quarta, os trabalhadores participaram, na segunda-feira, de uma dinâmica voltada à ginástica laboral.

Além de apresentar os conceitos, Gabriela reforçou, durante a atividade, a importância da prevenção. “Reconhecer precocemente os sinais e adotar estratégias de cuidado faz toda a diferença na preservação do bem-estar físico e emocional. Nosso papel, enquanto equipe de atenção primária à saúde, é apoiar não apenas os colaboradores da unidade local da C.Vale, mas toda a comunidade do distrito, oferecendo escuta qualificada, acolhimento e orientações sempre que necessário”, destaca.

A médica observa que esta iniciativa integra o conjunto de ações da UBS Vila Nova voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos, alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e às necessidades específicas do território. “Foi um encontro no qual buscamos esclarecer conceitos e práticas ligados à saúde mental no ambiente de trabalho. Discutimos a distinção entre estresse e esgotamento, os sintomas característicos de cada quadro e também o burnout, hoje reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma síndrome ocupacional associada diretamente ao trabalho”, analisa.

O gerente da C.Vale de Vila Nova, Cristian Oster, destaca a relevância da parceria com a unidade de saúde local para os propósitos da Sipat. “Agradecemos pela disponibilidade da unidade de saúde local de estar aqui conosco neste evento, que tem como foco trazer conscientização e tratar sobre temas diversos, no intuito de deixar os colaboradores preparados, cientes e amparados para recorrer aos meios adequados em caso de dificuldades”, comenta o gestor da unidade de grãos e insumos da empresa, que, ao final do bate-papo, entregou para Gabriela e à agente comunitária de saúde Aline Fernandes Hasper, que acompanhou a médica no encontro, um presente especial da C. Vale, em agradecimento pela presença no evento interno da cooperativa.

Anuncio gene 2