Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Toledo conquista premiação em congresso estadual de saúde bucal

O município foi representado pela coordenadora de Saúde Bucal, Caroline Marin de Toledo, e por Thiago Vinicius Rodrigues Reis, que conquistaram o prêmio de 1º lugar e a Medalha de Mérito em Odontologia – Laís Amarante
01/09/2025 - 09:07
Por Assessoria


Toledo participou do II Congresso Estadual de Saúde Bucal no Serviço Público do Paraná, realizado em Curitiba, na última quinta e sexta-feira (28 e 29). O município foi representado pela coordenadora de Saúde Bucal, Caroline Marin de Toledo, e por Thiago Vinicius Rodrigues Reis, que conquistaram o prêmio de 1º lugar e a Medalha de Mérito em Odontologia – Laís Amarante, na categoria apresentação oral de municípios de 100 a 500 mil habitantes. A participação também resultou em menção honrosa na categoria painel digital.

O trabalho que rendeu o prêmio de 1º lugar para Toledo é intitulado “Promoção e Atendimento Odontológico para Pessoas em Privação de Liberdade no Município de Toledo/PR”, apresentado por Caroline de Toledo. A apresentação destacou os desafios de inserir o serviço de saúde bucal no sistema prisional no município, e os resultados positivos a partir disso. É a primeira vez que Toledo recebe esse prêmio, que neste ano foi disputado entre 17 trabalhos selecionados de 77 inscritos de todo o Paraná.

Já na modalidade painel digital, Toledo concorreu com o trabalho “Atendimento Odontológico e a Promoção da Saúde Para Pessoas em Privação de Liberdade no Município de Toledo-PR: Um Relato de Experiência da APS no Contexto Prisional”, e foi apresentado por Thiago Reis. Ele concorreu entre 45 trabalhos e recebeu menção honrosa.

Para a coordenadora de Saúde Bucal, Caroline de Toledo, os prêmios são resultado de um trabalho em equipe, de todos que atuam na saúde bucal na unidade prisional. “Tivemos a honra de apresentar esses resultados e sermos premiados. A participação no Congresso foi uma experiência enriquecedora, momento de muita troca de informações essenciais para o avanço da saúde bucal do município”, ressaltou Caroline.

Laís Amarante - O nome do prêmio é uma homenagem a essa profissional odontóloga sanitarista paranaense e suas contribuições significativas para a saúde pública, dentre elas, foi responsável pelo início da fluoretação das águas no estado. Laís foi servidora na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná por 58 anos e faleceu em 2022 com 98 anos de idade.

Congresso - O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Paraná e aconteceu no estádio Mario Celso Petraglia (Arena da Baixada) em Curitiba. Foram realizadas diversas atividades voltadas à odontologia no serviço público, como simpósios, palestras, oficinas, mostras entre outras, com objetivo de conectar e fortalecer profissionais da saúde bucal pública, valorizar experiências exitosas e disseminar boas práticas do SUS, investir na formação continuada e na capacitação técnica e fomentar a pesquisa, a inovação e o uso de novas tecnologias.

Anuncio gene 2