Impulsionada pelo apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), do Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Copel, a equipe Team Refit Avenida/Associação Ciclística de Toledo (TRA/ACT) ‘pedala’ rumo a um novo desafio: quatro atletas do grupo participarão da 9ª edição da ULTRA250K Pata de Onça, uma das provas mais prestigiadas do ciclismo nacional.
Os ciclistas Ademir Klein, Marcelo Rocha, Luis Thomas e Matheus Sanches embarcam, nesta sexta-feira (5), com destino a Nova Andradina (MS), onde encaram uma ultramaratona de mountain bike de alto nível técnico e físico: 250 km de percurso em dois dias consecutivos.
A prova é dividida em duas etapas - 150 km neste sábado (6) e 100 km neste domingo (7). O trajeto inclui trechos iniciais em asfalto, mas a maior parte será enfrentada em estradas de terra, com trechos de areia e fortes ventos, exigindo preparo físico, estratégia e superação. No total, serão distribuídos R$ 42 mil em premiação em dinheiro.
Apoio que transforma
O presidente da TRA/ACT Jefferson Carlos de Oliveira explica que o projeto teve início em 2023 e se consolidou em 2025, com a aprovação no Proesporte. “O Proesporte/Copel disponibilizou os recursos financeiros necessários para viabilizar a nossa participação na competição. Esse apoio cobre parte das despesas da equipe e tem sido fundamental para o crescimento do projeto”, afirma.
Além de possibilitar a ida à competição, o apoio financeiro contribui para o fortalecimento da equipe como um todo. “Estamos conseguindo adquirir equipamentos de melhor qualidade e contratar profissionais especializados, o que vem elevando o nível dos nossos treinamentos e os resultados nas provas”, completa Oliveira.
Mais que competição: saúde, bem-estar e cidadania
O projeto aprovado pelo Proesporte/Copel tem como missão incentivar o ciclismo não apenas como prática esportiva, mas como um instrumento de promoção da saúde, da qualidade de vida e da inclusão social.
“Acreditamos no esporte como um meio transformador. Ele fortalece o corpo, cuida da mente e une pessoas de todas as idades em torno de hábitos mais saudáveis. Com esse propósito, contamos com o apoio essencial do Estado do Paraná e da Copel, por meio do Proesporte, para tornar realidade nossas ações e ampliar o alcance desta iniciativa”, reforça o presidente da TRA/ACT.
Jefferson também destaca a importância de acreditar nos mecanismos de incentivo ao esporte e incentiva outras equipes a participarem dos editais. “Projetos como esse não beneficiam apenas os atletas diretamente envolvidos, mas toda a comunidade. Eles realizam sonhos individuais e coletivos, e fazem a diferença na vida das pessoas. A nossa equipe é prova disso. Por isso, estimulamos que outros grupos também se inscrevam, participem e façam parte desse movimento que transforma realidades”, finaliza.