A Secretaria da Saúde de Toledo (SMS), em parceria com a Secretaria da Mulher, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, realizou, na manhã do último sábado (27), uma ação educativa em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A iniciativa ocorreu na Avenida Maripá, no Jardim Europa, e teve como foco a conscientização sobre a saúde mental e o combate à violência contra a mulher.
Durante a blitz, motoristas e pedestres receberam orientações sobre cuidados com a saúde mental, além de aferição de pressão arterial e glicemia, realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Clara IV.
A ação também abordou a importância da denúncia e da busca por apoio em casos de violência doméstica. Foram repassadas informações sobre os tipos de violência, os direitos das mulheres e os canais de atendimento disponíveis para acolhimento e orientação.
A diretora de Atenção Primária à Saúde, Karla Roman, destacou que a iniciativa reforça o trabalho integrado entre as secretarias e tem como foco principal a conscientização da comunidade. “A importância dessa ação está em divulgar informações e orientar a população, promovendo a prevenção em diferentes áreas, como saúde mental e enfrentamento à violência contra a mulher”, pontua. Segundo ela, a proposta é “ampliar o alcance das campanhas e aproximar os serviços públicos da população”.
A secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, ressaltou que a presença da equipe nas ruas é essencial para fortalecer o trabalho de prevenção e acolhimento às vítimas. “A violência doméstica atinge todas as classes sociais, e, por isso, a Secretaria da Mulher precisa estar próxima da comunidade, levando informação e orientando sobre os canais de apoio”, comenta a secretária, que entende que ações como essa possibilitam identificar situações de vulnerabilidade e incentivar a denúncia. “Muitas vezes, durante uma abordagem ou palestra, as pessoas se sentem à vontade para relatar casos vividos por elas ou por familiares”, observa.
O coordenador da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, Alessandro Jardel de Paula, destacou a importância da participação da corporação em ações educativas que abordam temas de saúde mental e enfrentamento à violência doméstica. “Recebemos o convite da Secretaria da Saúde e viemos somar esforços nesta campanha do Setembro Amarelo, pois a violência doméstica impacta diretamente a saúde mental das mulheres”, afirmou. Segundo ele, a presença da Patrulha nas ruas tem caráter informativo e preventivo.