Em cerimônia realizada, nesta sexta-feira (17), no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, autoridades, empresários e lideranças locais acompanharam a apresentação oficial do projeto da ponte estaiada sobre o Rio Toledo, uma estrutura arrojada que promete redefinir a paisagem urbana e criar um novo marco para a mobilidade da cidade.
O projeto, financiado por um grupo de empresários toledanos e desenvolvido com recursos privados, prevê uma nova travessia, que parte do prolongamento da Rua Coroa do Norte e conectará as rotatórias da Avenida Maripá com a Rua Primeiro de Maio e da Avenida José João Muraro com a Rua Cascavel. Depois de pronta, a nova via permitirá uma redução de distâncias entre o Jardim Porto Alegre e a Grande Pioneiro, aliviando o tráfego pesado na área central nos horários de pico.
A obra está orçada em R$ 45 milhões, valor integralmente assegurado pelo Governo do Estado do Paraná, que formalizou o repasse por meio da entrega simbólica de um cheque neste valor. Ato contínuo, houve o descerramento da maquete da ponte, gesto que selou oficialmente a entrega do projeto à administração municipal, a quem caberá conduzir o processo licitatório e acompanhar todas as etapas da execução cujo início está previsto para março de 2026.
O evento reuniu representantes dos governos municipal e estadual, além de empresários, lideranças políticas, religiosas e comunitárias, além de servidores e profissionais da imprensa. Durante a cerimônia, o público acompanhou a exibição de vídeos institucionais da Secretaria de Estado das Cidades e do Governo do Paraná, bem como o vídeo que apresentou o conceito arquitetônico e urbanístico da obra, concebido para unir funcionalidade, estética e sustentabilidade.
Estes detalhes foram apresentados pelo prefeito Mario Costenaro, que deu as boas-vindas aos convidados e destacou que a ponte estaiada sintetiza o espírito de inovação e o compromisso da atual gestão com o futuro de Toledo. “Esta ponte faz parte de um conjunto de ações pensadas para articular toda a cidade, criando novas rotas de trânsito e evitando conflitos viários diante do crescimento que Toledo vem registrando”, explica o anfitrião. “A opção pela estrutura estaiada atende a critérios de engenharia e sustentabilidade, pois preserva a mata nativa e oferece melhores condições de acessibilidade, tornando-se referência de preservação ambiental e segurança para diferentes modais”, observa.
Costenaro afirma que, mais do que uma obra estratégica, a ponte sobre o Rio Toledo simboliza integração e identidade. “Estamos interligando regiões, fortalecendo nossa vocação de cidade que produz, preserva e pensa nas pessoas. Esta ligação sobre o Rio Toledo representa também a união entre as comunidades locais e o Governo do Estado, consolidando um novo marco de desenvolvimento para o município”, analisa
Em seu pronunciamento, o prefeito destacou a importância da união e da gratidão como fundamentos da gestão municipal, reconhecendo o empenho de servidores, secretários, empresários e lideranças comunitárias na consolidação de projetos estruturantes. “Estamos construindo pontes, literalmente, e esta união se reflete em melhorias na mobilidade e na qualidade de vida da nossa gente”, destaca Mario Costenaro. “A palavra agora é integração entre bairros e distritos, entre o interior e a cidade, e também entre todas as cidades do Oeste do Paraná”, declara.
O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva defendeu números do Paraná. “Estamos crescendo 5% ao ano, o dobro da média nacional. Aqui, uma evolução ainda maior: 7%. Todo esse desenvolvimento exige infraestrutura qualificada, algo que estamos construindo com novos investimentos”, analisa o secretário de Estado das Cidades. “Algumas ações neste sentido já estão sendo realizadas e vemos nestes investimentos uma maneira de devolver para a região aquilo que sua produção resulta em arrecadação para o Governo do Estado. Hoje, por exemplo, a notícia de que o projeto do Eixão [ligação direta entre a área urbana e o Biopark] está pronto, uma obra que será anunciada em breve pelo próprio governador quando ele vier para a inauguração de uma nova unidade da Prati-Donaduzzi. Temos R$ 70 milhões em obras de asfalto e R$ 4 milhões para revitalizar a Praça Willy Barth, atendendo a um pleito da Acit [Associação Comercial e Empresarial de Toledo]”, cita.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a ponte sobre o Rio Toledo é a quarta obra com estaiamento no Paraná – as outras três ficam em um dos viadutos da Avenida das Torres, em Curitiba (já concluído); e as pontes (ambas em construção), entre Guaratuba e Matinhos, e entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai. “Este projeto representa um exemplo de inovação e responsabilidade ambiental. Uma decisão ousada, com o estaiamento sendo escolhido não apenas por uma questão estética, mas também por respeito ao meio ambiente”, observa Sandro Alex. “Esta é uma obra que simboliza a união de esforços entre o governo e a sociedade. Por tudo isso, saio hoje de Toledo com a sensação de dever cumprido, mas volto em breve para novos anúncios”, antecipa.