Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %282%29

EDUCAÇÃO

Curso de Medicina da UFPR em Toledo alcança conceito máximo no Enamed

Com nota 5 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) referenda qualidade da graduação
22/01/2026 - 19:34
Por Assessoria


O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), câmpus Toledo, foi avaliado com nota máxima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O principal objetivo do exame é verificar se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina de todo o país adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). 

Recém-saído do cargo de coordenador do curso de Medicina da UFPR, o professor Edivan Rodrigo de Paula Ramos ficou muito feliz com o bom resultado, porém entende que é necessário manter os pés no chão e continuar trabalhando para que o curso continue tendo nota máxima nesta avaliação. “É bom sempre ressaltar que essa nota é um indicador importante, pois é ele quem aponta a qualidade da formação dos alunos de Medicina”, observa. 

Edivan entende que o conceito máximo no Enamed passa pela parceria firmada entre UFPR e Prefeitura de Toledo. Graças ao apoio recebido pela administração municipal, conseguimos estar presentes nas unidades de saúde, por meio de atividades de preceptoria, o que amplia a qualidade tanto do nosso curso quanto da saúde oferecida para a população. É uma parceria muito importante e eu diria fundamental para que a gente pudesse ter esse resultado no Enamed”, reconhece.

O médico da Secretaria Municipal de Saúde e também docente do curso de medicina da UFPR, Nilton Perlin, comentou como esse intercâmbio entre a prefeitura e a universidade se faz importante para fortalecer o sistema de saúde municipal. “É fundamental que essa parceria continue e seja ampliada. O curso de Medicina, sem o apoio municipal, enfrentaria dificuldades de campos de estágio, o que prejudicaria e possivelmente inviabilizaria a sua continuidade, afetando negativamente a sua qualidade”, avalia.

Nilton reforça que a nota no Enamed é a representação de muito esforço, cooperação e dedicação por todos que fazem parte da rotina acadêmica de professores, alunos, parceiros e colaboradores da instituição. “A UFPR/Câmpus Toledo está em constante evolução. Por isso, vamos manter os acertos, bem como reavaliar e corrigir possíveis dificuldades para manter a nota máxima no próximo Enamed”, detalha.

Anuncio gene 2