O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, lembrou que esse é mais um dos índices positivos divulgados nessa semana – balança comercial, vendas do comércio e produção industrial também tiveram variações positivas.
“São bons sinais da economia do Paraná. Já estamos trabalhando para estabelecer uma série de ações para fortalecer as indústrias instaladas, atrair novos investimentos e por consequencia gerar empregos, principalmente no interior do Estado”, reiterou Ricardo Barros.
SETORES - Os ramos de atividade com maior expansão no número de trabalhadores ocupados, aponta o IBGE, foram produtos de metal (19,7%), fabricação de meios de transporte (11,2%), máquinas e aparelhos elétricos, eletrônicos, de precisão e comunicações (10,7%), papel e gráfica (10%), metalurgia básica (8,4%), máquinas e equipamentos (7,5%), têxtil (7,4%), produtos químicos (4,7%) além de outros produtos da indústria de transformação (13,7%).
Tiveram resultados negativos fumo (-0,2%), calçados e couro (-0,4%), minerais não-metálicos (-1,0%), borracha e plástico (-1,2%), alimentos e bebidas (-2,8%), madeira (-3,5%), vestuário (-7,2%) e coque, refino de petróleo, combustíveis nucleares e álcool (-21,6%).
O pesquisador Fernando de Lima, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) explicou que o forte número negativo no ramo de combustíveis está relacionado com a mecanização das lavouras de cana de açúcar.
Mas, na maioria dos setores, - destaca Lima - as contrações na indústria seguem em ritmo forte, o que se reflete na significativa expansão da folha real de pagamentos em relação a novembro do ano anterior no Paraná.
ECONOMIA
Empregos nas indústrias do Paraná têm aumento de 2,4%
O nível de emprego industrial no Paraná teve alta de 2,4% em novembro de 2010 na comparação com o mesmo mês do ano anterior e a folha real de pagamentos teve expansão de 9%, superior à média nacional (6,9%) e de estados como o Rio Grande do Sul (8,8%), Minas Gerais (6,6%) e São Paulo (5,2%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo




