Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Embrapa apresenta tipo de feijão que favorece a colheita mecanizada

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa marca presença na 23a Edição do Show Rural. Desta vez a empresa organizou três espaços para demonstrar suas pesquisas: a Casa da Embrapa, onde o produtor vai encontrar mais de 90 tecnologias, a área chamada vitrine, onde podem ser observadas as pesquisas que tratam da integração da lavoura e pecuária e o espaço da agroecologia que cuida de alternativas ao pequeno produtor para incremento de renda. A pesquisadora da área de transferência de tecnologia da Embrapa Soja (Londrina), Divania de Lima, comentou que a Empresa trouxe algumas novidades, entre elas duas cultivares de soja, uma convencional e outra transgênica e dois tipos de feijão que facilita a colheita mecanizada.

09/02/2011 - 17:02


A Embrapa organizou para esta edição do Show Rural, três espaços para atender o produtor. A Casa da Embrapa, onde estão sendo expostas mais de 90 tecnologias já disponíveis ao produtor. Neste espaço o agricultor terá todas as informações sobre os cultivos e como pode acessar estas tecnologias. Na área vitrine o produtor pode conhecer as variedades de soja, milho, feijão e a integração lavoura e pecuária. O terceiro espaço é da Agroecologia, uma parceria com a Emater, Iapar e Itaipu Bi Nacional. Neste espaço é possível observar cultivo de ervas medicinais, hortaliças, minhocario, sisternas, entre outros. “Ali é observado como o agricultor pode aproveitar os pequenos espaços, tenha uma alimentação mais saudável e possa agregar valor a renda da propriedade”, comentou a Divania.

Soja

A Embrapa trouxe duas cultivares de soja, uma tradicional e outra transgênica. “A Convencional é a BRS 317, um material extremamente produtivo e entre as transgênicas trouxemos a 316 RR – um material produtivo que pode ser plantado cedo que é resistente aos dois nematóides de galha incognita e  javania”.

Feijão

Segundo a pesquisadora, a empresa exibe no Show Rural dois grupos de feijão: o carioca e o preto. “Este material foi desenvolvido com resistência as principais doenças do feijoeiro e confere a planta um porte, uma arquitetura mais ereta, o que permite a colheita mecanizada”.

Inoculante

A Embrapa trouxe para a Feira o AzoTotal® ,um inoculante para trigo e milho, que contém a bactéria Azospirillum brasilense. “ele promove maior desenvolvimento do sistema radicular das plantas, favorecendo que a planta extraia mais nutrientes do solo e é mais tolerante à seca, resultando em uma maior produtividade”.

A pesquisadora da Embrapa, Dilvania de Lima, comenta também os fatores que interferem diretamente na qualidade do trigo. Você acompanha a entrevista completa, em vídeo, clique aqui.

 

 

Por Selma Becker

Imagens Bruna Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29