O sistema de integração combina as explorações pecuária e agrícola (incluindo cultivos florestais) visando melhorar os resultados da propriedade como um todo. A prática também favorece as condições físicas e químicas do solo e proporciona a diminuição de pragas, doenças e plantas daninhas nas culturas de verão.
O secretário Norberto Ortigara afirma que o convênio é importante porque resgata e amplia a interação do Iapar com o setor produtivo. O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, defendeu a formação de redes de parcerias para levar os resultados da pesquisa aos agricultores.
Já o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, disse que o convênio, de base científica, vai atender aos desafios não apenas na alternativa da integração lavoura-pecuária, mas também da produção de madeira, feijão e uma nova âncora para o desenvolvimento regional: a fruticultura.
COOPERAÇÃO – Foram assinados dois acordos. O primeiro, mais amplo, tem como objetivo desenvolver atividades em colaboração para a promoção dos interesses comuns às duas instituições.
Por meio de programas de trabalho, serão desenvolvidos estudos e atividades como capacitação de recursos humanos, intercâmbio de informações técnico-científicas, promoção de seminários e encontros técnicos para divulgação e discussão de resultados dos projetos de investigação científica.
O segundo acordo, mais específico, prevê a capacitação do corpo técnico da Coopavel em integração lavoura-pecuária, a partir do acompanhamento e monitoramento de uma Rede de Propriedades de Referência de associados da cooperativa. Nessas propriedades, pesquisadores do Iapar e técnicos da Coopavel vão instalar unidades demonstrativas que vão funcionar como uma espécie de escolas de campo.
Também estavam na solenidade os deputados federais Eduardo Sciarra e Alfredo Kaefer, do Paraná, e Moreira Mendes (Rondônia), que também é presidente da Frente Parlamentar Agropecuária; Evandro Rogério (secretário de Estado do Esporte), Otamir Cesar Martins (diretor-geral da Secretaria Estadual da Agricultura - Seab) e o chefe do Núcleo Regional da Seab de Cascavel, Vanderley Campos.
Estavam presentes ainda os diretores do Iapar Armando Androcioli, de Pesquisas, e Adelar Motter, de Recursos Humanos e Negócios Tecnológicos, bem como os responsáveis pela gerência do projeto, pesquisador Elir de Oliveira, pelo Iapar e, pela Coopavel, agrônomo Itacir Afonso Tosin.
PECUÁRIA
Iapar e Coopavel firmam parceria para a integração lavoura-pecuária
Os presidentes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, e da Coopavel, Dilvo Grolli, assinaram intem (10) convênios de cooperação técnica para aumentar a competitividade agrícola do Paraná. Entre as parcerias, firmadas durante o Show Rural, em Cascavel, está a que prevê a integração da lavoura com a pecuária. Participaram da solenidade o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e diversos deputados e lideranças do setor agropecuário.
Mais lidas
- 1Defensoria Pública e Assistência Social promovem “Concilia Paraná” em Toledo
- 2Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 3Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 4Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre alfabetização e Educação Infantil
- 5Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Últimas notícias
- 1GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária
- 2Skatistas de Toledo representam o município em duas competições estaduais
- 3Poupança Premiada Sicredi já revela primeiros ganhadores e terá mais de 600 sorteios em 2026
- 4Procon/Toledo conclui primeira fase de fiscalização em postos de combustíveis
- 5Saúde visita Hospital Regional de Toledo para avaliar atendimento



