1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Enfermeiros da Hoesp estão habilitados para captar córneas e globo ocular para doações

Ação tem como objetivo diminuir o tempo de espera dos transplantes; procedimentos eram realizados somente por médicos.

13/10/2010 - 14:52


Itamar Weiwamko e Almir Curassari, enfermeiros do Hospital Bom Jesus (Hoesp), estão autorizados pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) a realizar os procedimentos de retirada de globo ocular e de córneas para transplantes em Toledo.

Dados da Sesa indicam que, somente no Paraná, cerca de 400 mil pessoas aguardam na fila por uma doação de córneas ou de globo ocular. “O treinamento tem como objetivo diminuir a espera na fila de transplantes. Quanto mais pessoas habilitadas, melhor”, afirma Weiwamko.

Assim que retiradas, as córneas e os globos oculares são encaminhados ao Banco de Olhos de Cascavel. “O prazo de validade destes órgãos pode chegar a 14 dias”, observa o enfermeiro.

 

Captação

A primeira captação de órgãos, realizada no Hospital Bom Jesus, aconteceu no dia 18 de outubro do ano de 2006. Neste caso, a família decidiu pela doação integral, inclusive a retirada dos ossos. De lá para cá a instituição soma 13 captações, sendo sete oriundas de óbitos de pessoas residentes em Toledo. Segundo a assistente social do Hoesp, Mary Colpo, a cidade se destaca pela maior captação de ossos do Estado. “Mas é uma realidade longe de ser a ideal. Muitas famílias associam este tipo de doação com as deformações, o que não acontece”, finaliza a assistente.

 

Da Assessoria - MMatsuo Comunicação

Sem nome %281144 x 250 px%29