Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Secretaria de Saúde já imunizou 72% da meta de adolescentes toledanas contra o HPV

A campanha de vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos foi iniciada no dia 10 de março em Toledo. A vacina gratuita foi incorporada ao calendário nacional de vacinação e segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Estima-se que o município conte com aproximadamente 3.030 meninas nessa faixa etária e a meta é atingir 80% do total. Até o momento 1.760 adolescentes já foram imunizadas. Os números representam 58% do público alvo, segundo informou os dados preliminares do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde.

28/05/2014 - 22:11


Se consideradas apenas a meta de vacinação para o município (2.424 meninas), Toledo já imunizou 72% das adolescentes.  A vacina protege contra o papilomavírus humano, responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. A campanha é realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, a orientação é para que as adolescentes que ainda não se vacinaram, procurem a Unidade mais próxima. “A vacina já faz parte da rotina do Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa intenção é imunizar o maior número de meninas nessa faixa etária, pois com uma alta cobertura vacinal ocorre uma “imunidade coletiva ou de rebanho”, ou seja, há a possibilidade de redução da transmissão mesmo entre as pessoas não vacinadas”, explicou.

De acordo com a secretária de Saúde, Denise Campos, a medida é muito importante, pois a vacinação é uma forma eficaz de prevenção de doenças. “Acho que essa decisão do Ministério da Saúde de incluir a vacinação contra o HPV na rotina do calendário de vacinação é assertiva, pois garante uma maior proteção a essas adolescentes”, afirmou. 

Doses de imunização

Após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade. 

Anuncio gene 2