Conforme os dados da SMS, no início de 2013 o índice populacional de ação coletiva de escovação supervisionada estava nulo, pois não havia registro. Para que o índice chegasse a 3% da população, conforme pactuado com o Estado, o município orientou os dentistas as UBS que reservassem um ou dois dias de suas agendas para fazer visitas às escolas e CMEI’s, realizando ações diretamente com as crianças e adolescentes. Segundo a secretária da pasta, Denise Campos, com esse incentivo, o índice de pessoas que participam da ação já superou o pactuado. “Com a atividade coletiva de escovação supervisionada já passamos dos 3,2% da população atingida e isso representa uma expansão e benefício muito grande para toda a população de promoção de saúde bucal”. Denise ainda explicou que pelo contrato do município do Contrato Organizativo de Ações, com o Estado e a União, o pacto já foi renovado em busca dos 3,3% no índice.
A coordenadora de Saúde Bucal da SMS, a dentista Juciliane Angoneze Cesaro, explicou que a equipe das UBS de cada bairro se desloca até as unidades educacionais, de acordo com a agenda das instituições. “A escovação supervisionada é feita com as crianças do 1º ao 5º ano. Após essa visita, a escola permanece com a atividade incentivando os cuidados com a dentição, fazendo o bochecho com flúor”. Conforme a dentista, durante a visita dos profissionais também é realizada uma verificação e caso de necessidade as crianças são encaminhadas para realizar as consultas nas UBS. “Os números de primeiras consultas odontológicas programáticas, que mede o acesso do usuário ao sistema era de 2.808 em 2012, passando para 5.123 em 2013. Até junho desse ano já contabilizamos 2.023 consultas, sendo que grande parte desses números são graças as nossas ações intensivas, inclusive nas escolas”.
A secretária de Saúde, Denise Campos, também afirmou que o aumento de consultas se deve à expansão de faixa etária dos atendimentos realizados nas Unidades de Saúde. “Anteriormente atendíamos no CAIC e no Jardim Coopagro as crianças de 0 a 5 anos, e nas outras Unidades, de 6 a 19 anos e agora isso foi ampliado. Em todas as Unidades hoje o atendimento é de 0 ao idoso, inclusive para gestantes”, comentou.
PALESTRAS
Para aumentar ainda mais a qualidade prevenção de doenças e promoção da saúde bucal da população, a partir de 2013, as equipes de saúde da área iniciaram atividades de palestras com as crianças, pais, gestantes e idosos, sendo 33 que aconteceram em 2013, e 173 desde janeiro à junho de 2014. O bochecho semanal também vem melhorando a qualidade da dentição das crianças, sendo 22.612 ações do gênero em 2013 e 13.993 no primeiro semestre deste ano. Segundo Juciliane, a parceria com as escolas é essencial para as atividades. “Oferecer isso às crianças e adolescentes é uma forma de criar o hábito dos cuidados com a saúde bucal, sendo que eles fazem o papel de disseminar essa cultura de prevenção”, confirmou
EXPASÃO DO PROGRAMA
Com o objetivo de expandir o programa de saúde bucal nas equipes Estratégia da Saúde da Família (ESF), foi criado o cargo de dentista com oito horas diárias. Segundo a secretária da SMS, Denise Campos, para a contratação será aberto concurso, com necessidade de especialização em saúde coletiva ou odontologia preventiva e social. “Esses dentistas atuarão junto à equipe da ESF, fazendo uma integração de equipe de saúde bucal e equipe de saúde da família, para vinculação na unidade de abrangência”, comentou.