O encontro fez parte de uma recepção organizada pelo programa Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional, em pareceria da Agência Nacional das Águas (ANA) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que visam mostrar os programas atendidos pelo CAB. Nesta quinta-feira (17) a comitiva realizou visitas em alguns projetos em Toledo.
Uma destas visitas aconteceu no Projeto Florir Toledo, programa ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). Segundo o coordenador do Florir, Oseias Soares dos Santos, o Projeto surgiu de uma iniciativa da Itaipu Binacional, denominada Jovem Jardineiro, e as ações em Toledo se tornaram uma referência na Bacia do Paraná 3. “Diante desta realidade, optou-se por trazer a comitiva para conhecer nossa estrutura e o funcionamento do Florir”, comentou.
Após, o grupo participou de um encontro na Prefeitura onde foram expostos diversos projetos, como as Rodovias Rurais, atividades desenvolvidas pela Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), que abastece as escolas, restaurantes populares e outras estruturas municipais, e outras ações ligadas à preservação do meio ambiente e agronegócio. Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito Beto Lunitti e secretários municipais. Beto agradeceu a visita da comitiva e ressaltou a importância da Itaipu na região. “A Itaipu não produz apenas energia, mas introduz um novo conceito de sustentabilidade. A Itaipu tem mudado a consciência empresarial de preservação, e isso tem sido muito produtivo para o desenvolvimento da região”.
O prefeito ainda comentou sobre a integração das secretarias para promover a preservação. “Além da Secretaria de Meio Ambiente, nós temos a Secretaria de Planejamento Estratégico e de Habitação e Urbanismo que também desenvolve projetos nesse campo. As Secretarias de Infraestrutura Rural, a de Educação, que auxilia realizando educação ambiental com as crianças, e de Saúde, entre outras, que de uma forma ou de outra acabam colaborando. Desta forma, o orçamento para preservação acaba se estendendo”, explicou.
Um dos projetos, este promovido pela Secretaria de Saúde, apresentado aos visitantes foi o arranjo produtivo local de plantas medicinais, que tem por objetivo formar uma cadeia sustentável na própria região. Toledo é destaque regional em projetos com plantas medicinais e foi selecionada para receber investimentos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida da população e do complexo produtivo na área da saúde. Este projeto também é desenvolvido em parceria com o CAB.
Troca de conhecimentos
Durante a reunião, a troca de experiências foi muito rica. Os países da comitiva pertencem à bacia do Rio da Prata, e pretendem implantar os programas do CAB em suas usinas hidrelétricas. Segundo a presidente do Comitê Intergovernamental da Bacia do Rio da Prata, Ana Clerice, “a bacia engloba vários países que estão discutindo diversos projetos, alguns já em andamento, espelhando-se em Itaipu, buscando ideias nos municípios que margeiam o lado de Itaipu e adaptando as condições sociais e culturais do mesmo modo que aconteceu aqui”, comentou.
Assim como esta comitiva, outros países já visitaram os projetos do CAB na região, entre eles a Guatemala, Chile e Peru. Estas nações estão contando com o apoio dos municípios lindeiros para implantar os projetos em seus territórios buscando uma integração entre natureza, tecnologia e sociedade, para atingir mudanças e resultados produtivos, inclusive na esfera administrativa.
Programação
A Comitê Intergovernamental da Bacia do Prata já passou pela Hidrelétrica de Itaipu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Toledo. Agora, a comitiva segue para São Miguel do Iguaçu, passa por Santa Helena e fecham o calendário de visitas em Foz do Iguaçu no sábado (19).