Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Programa Saúde na Escola de Toledo integra secretarias de Educação e Saúde

Grupo de Trabalho Intersetorial é montado e as Secretarias e têm até final de julho para informarem ações em conjunto para o segundo semestre de 2014

22/07/2014 - 08:48


A Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) reuniu representantes das Secretarias de Governo de Toledo, nessa segunda-feira (21), na Escola de Administração Pública junto à Secretaria Municipal de Educação para a organização do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) que tem como objetivo organizar, de forma conjunta, as ações desenvolvidas no PSE do município.
 
No encontro, conduzido pelas coordenadoras do PSE das secretarias de Educação e Saúde, Silvia Felizardo e Rosmari Gatto Bordignon, respectivamente, foram apresentadas as ações desenvolvidas no segundo semestre de 2013 e no primeiro semestre de 2014. A Prefeitura de Toledo aderiu ao programa em agosto do ano passado e desde então já atendeu 15.755 alunos. Inicialmente 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), 12 escolas municipais e 12 colégios estaduais aderiram ao Programa.
 
Segundo a coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Rosmari Gatto Bordignon, o Programa Saúde na Escola “contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino”.
 
Atendimentos 2013/2014
 
Entre as atividades já desenvolvidas estão a organização de oficinas e apresentações culturais; avaliação antropométrica; ampliação da Saúde Bucal com atendimento por dentistas na escola, uso do flúor com apoio dos professores, Escovação Dental Supervisionada, e bochecho de Flúor; atividades educativas (palestras); Avaliação nutricional: obesidade, desnutrição; Encaminhamentos para oftalmologista conforme necessidade verificada na escola/CMEI (todos encaminhados para Central de Especialidades alguns já foram atendidos e os restantes serão feitos na quarta-feira, 23); Formação de Profissionais; Formação para os agentes comunitários de saúde sobre alimentação saudável e avaliação nutricional.
 
Para este mês ainda estão previstas outras duas atividades. Nesta quarta-feira (23) aconteceu o evento ‘Protagonismo Juvenil: Formação para estudantes e profissionais da saúde e educação sobre Hepatite, Aids e DST’, que acontece no Campus I da Unipar; e na outra quinta-feira (31) o encontro com profissionais da educação, saúde e demais setores interessados com o tema ‘LGBT: Enfrentando preconceitos e vitalizando a prática e o conceito do SUS’ que acontece na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).
 
A coordenadora do PSE da Secretaria de Educação, Silvia Felizardo, explica que a criação do Grupo de Trabalho Intersetorial parte do pressuposto que a atenção ao adolescente abrange ações interdisciplinares, intersetoriais, voltadas para a prevenção e promoção da saúde. “Envolvendo e tendo o apoio e auxilio de todas as secretarias poderemos desenvolver um trabalho melhor, pois cada secretaria pode contribuir de uma forma, e até mesmo unir ações já existentes para que todas as crianças e adolescentes tenham atendimento e acompanhamento adequado durante seu desenvolvimento tornando-se um cidadão pleno e conhecedor de seus direitos e deveres”, ressaltou.
 
As secretarias de governo envolvidas no PSE têm até o dia 31 de julho para encaminharem à Secretaria de Educação suas propostas de envolvimento do Programa de Saúde na Escola. “Como as ações acabam envolvendo não só os estudantes, mas também os pais e outros atores da sociedade, é fundamental a participação das demais secretarias”, finaliza Felizardo.
 
Áreas de atuação
 
O Programa Saúde na Escola está dividido em quatro áreas de atuação: 1 – Avaliação das condições de saúde dos alunos, que compreende a avaliação clínica e psicossocial, estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie e outros), acuidade visual e auditiva, e, ainda avaliação psicológica do estudante; 2 – Promoção à saúde e prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, bem como a abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais; 3 –Educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens - Essa etapa será oferecida pela Escola de Governo aos profissionais de Educação e Saúde, bem como pelo  Ministério da Educação em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observará os temas da saúde e constituição das equipes que atuarão nos territórios do PSE; e 4 – Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes, de forma contínua pelo grupo de Trabalho Intersetorial, bem como avaliação dos indicadores.

Anuncio gene 2