O horário de verão 2014/2015 começa a valer em algumas regiões do Brasil a partir do próximo dia 19 de outubro, um domingo. Nesta data os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, adotada anualmente para economizar energia no horário de maior consumo, vai até o dia 22 de fevereiro do ano de 2015.
Além de economizar energia, o horário possibilita a população aproveitar os finais de tarde com a luz do sol. Uma das opções em Toledo é o Verão no Parque, programa desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer do município, que oferece diversas atividades recreativas e esportivas. A temporada 2014/2015 iniciou em setembro e encerra apenas em abril do próximo ano.
No Parque Ecológico Diva Paim Barth o programa tem suas ações de segunda à segunda-feira, das 17h30 às 20h30. No local, os professores da SMEL realizam o atendimento e orientações com as práticas de voleibol, basquetebol, futsal, skate e ciclismo. As aulas de Ritmos Coreografados iniciaram este mês e o Ritmo Certo conta com sua programação normal no parque.
Já no Parque Urbano Frei Alceu os frequentadores poderão aproveitar as quadras de vôlei de areia, basquetebol, pista de caminhada e bicicletas. Os atendimentos pela SMEL acontecem de segunda a sábado, entre as 17h e às 20h. Nas terças e quintas feiras, das 17h45 às 18h45, a professora da SMEL, Laís Cardoso, coordena as aulas de Ritmos Coreografados.
Essa será a segunda temporada do programa que fez sucesso em 2013, disponibilizando equipamentos para a população realizar os esportes. É necessário apenas um cadastro junto aos profissionais na SMEL que estarão no local para retirar as bolas de basquete, vôlei ou futebol, ou então as bicicletas. Também são oferecidas aulas do programa de Ritmos Coreografados e orientações com o Programa Ritmo Certo.
Horário de Verão
O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre 18h e 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão. “As análises também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia. A economia no consumo de energia, em megawatt-hora, em torno de 0,5%, é considerada como ganho decorrente, ou marginal, mas não pode ser desprezado”, informa o ministério.