Em reunião realizada na quinta-feira (30) o prefeito Beto Lunitti recebeu em seu gabinete representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), do Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná (EMATER) e demais autoridades da região. O objetivo do encontro era apresentar quais são as demandas do município na área da agricultura e pecuária e reivindicar o apoio das instâncias governamentais para melhorar o desenvolvimento dos projetos locais.
O prefeito destacou que hoje Toledo é considerada a capital paranaense do agronegócio com um valor bruto da produção agropecuária (VBP) de R$ 1.586.812.282,00. Com este resultado, Toledo ocupa o primeiro lugar no Estado em produção agropecuária, sendo o 1º em rebanho de suínos, o 2º em plantel de aves, o 2º em produção de peixes e o 3º maior produtor de leite, elevando em 43,58% do VBP em relação ao ano anterior. “Este resultado não é obra do acaso, mas sim, de muito trabalho. A Prefeitura, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAA) e de Infraestrutura Rural (SIR), oferecem vários programas para que os agropecuaristas tenham ainda mais renda, emprego e qualidade de vida”, destacou Beto.
Ele também destacou a importância dos investimentos em biogás, que poderá tornar-se a médio e longo prazo numa importante atividade complementar na questão ambiental e de sustentabilidade da atividade da suinocultura no município. Em seguida o secretário da SAA, José Augusto de Souza apresentou os dados do VBP, destacando as mais importantes cadeias produtivas que compõem o índice. José Augusto destacou as ações desenvolvidas pelo município em cada uma das atividades econômicas.
O diretor de Desenvolvimento Agropecuário da SEAB, Richardson de Souza, e o diretor técnico da Emater, Natalino Avance de Souza, colocaram-se à disposição para buscar dentro de suas possibilidades o atendimento das reivindicações apresentadas pelo município e se prontificaram, tão logo tenham condições de iniciar as tratativas para encaminhar as ações reivindicadas.
Secretário diz que reunião foi positiva
Tanto os representantes locais, quanto do Estado tiveram a oportunidade de se manifestarem e apresentarem suas demandas ou possibilidades. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, acredita que haverá uma grande possibilidade de parceria entre todos os envolvidos e que os maiores beneficiados serão os produtores de Toledo.
“A reunião foi muito boa, pois pudemos apresentar o município de Toledo aos visitantes e autoridades do Estado. Nós temos bastante interesse na resolução de algumas demandas específicas apresentadas, principalmente na questão relacionada ao Condomínio de Agroenergia de Lajeado Grande, uma vez que a própria Emater regional é parceira no programa, como a Compagás, que pertence à estrutura do Estado. Acreditamos que essa parceria vai ser benéfica ao município”, avalia.
Principais reivindicações
O prefeito Beto Lunitti formalizou as solicitações ao secretário Interino de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Otamir Cesar Martins, no início da semana. Para cada programa, o prefeito faz suas reivindicações. Sobre o Programa Rodovias Rurais e Distrito em Ação + Produção, o município solicitou a viabilidade de recursos financeiros para adquirir equipes de máquinas compostas por patrola, retroescavadeira, rolo compactador, pá carregadeira, trator de esteira, caminhões e escavadeira hidráulica para agilizar o atendimento da demanda acima, bem como as demandas de terraplanagens, construção e reformas de açudes.
Para o Programa de Fomento a Olericultura e Fruticultura foi feito o pedido dos recursos do Convênio nº241/2013, celebrado entre o Estado do Paraná e o Município de Toledo, tendo como objeto o Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo para Agricultores Familiares, assinado em julho de 2013.
Em relação ao Pólo de Processamento de Pescado, foi feita a solicitação para intermediar, junto a COPEL, a implantação da rede elétrica trifásica da sede do distrito de Novo Sarandi até o Pólo de Processamento de Pescado, sem ônus para o município. Sobre o Programa Municipal de Agricultura de Precisão os gestores municipais reivindicaram a disponibilidade de recursos financeiros para aquisição de calcário para atender as demandas das recomendações feitas a partir das análises realizadas.
Para o Programa Municipal de Melhoramento Genético em Bovinocultura Leiteira, considerando que a receita do leite é uma importante fonte geradora de renda para os produtores da agricultura familiar e acreditando que o potencial para continuar crescendo é grande, foi pedida a aquisição de equipamentos para ampliar o desenvolvimento da atividade leiteira. Além disso foi solicitado apoio a para a Cooperativa de Produtores de Ovinos e Caprinos (COOVICAPAR), responsável pela administração do Abatedouro Municipal, subsidiando-a com recursos financeiros quanto as reformas e adaptações necessárias na planta frigorífica, a fim desta, obter o SIP/POA, impulsionando a comercialização deste produto para outros municípios do estado.