A Secretaria Municipal da Educação (SMED), juntamente com a Coordenação e os orientadores de Estudo do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC), abriu, na segunda-feira (03), a II Mostra de Experiências e Práticas Pedagógicas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. As atividades seguem nesta terça e quarta-feira (04 e 05) no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro. A primeira noite abriu espaço para intervenções artísticas, culturais e educacionais integrantes da formação continuada para os professores do município. Participaram da atividade aproximadamente 300 professores, além de pais de alunos envolvidos com as apresentações.
A II Mostra do PNAIC em Toledo tem como objetivo divulgar o trabalho realizado nos encontros, socializar as discussões e mostrar o resultado de 160 horas de estudo do qual participaram 150 professores, nove orientadores e dois coordenadores. “Eles se dedicaram, estudaram e se empenharam para melhorar o desempenho de 4.500 crianças em nossas escolas. Temos a certeza de que o esforço de cada um valeu a pena. As crianças são a prova disso”, salientou a coordenadora do PNAIC em Toledo, Eliana Buzin.
Na abertura dos trabalhos, presidente do Conselho Municipal da Educação (CME) e diretora do Sistema Municipal de Ensino, Veralice Moreira, afirmou que educar na idade certa é algo que precisa ser entendido em todas as suas vertentes. “É claro que queremos que nossas crianças passem pelas nossas escolas e sejam alfabetizadas seguindo o cronograma normal. Porém, mais do que isso, é preciso ensinar. Muitas vezes, um idoso participa da Educação de Jovens e Adultos e aquele foi o tempo certo para ele”, frisou. A preocupação com o letramento dos estudantes vai além do trabalho realizado pela rede municipal. Segundo a pedagoga Mônica Maria Rodrigues, da Coordenação de Educação Infantil e Séries Iniciais do Núcleo Regional de Ensino (NRE), que no ato representou a direção do NRE, a preparação dos alunos não cabe somente aos governos municipais que trabalham com as séries iniciais e que o ensino médio também terá uma atenção especial por meio de um ‘pacto nacional’ dos governos estaduais e federal.
A diretora do Departamento de Ensino, Neusa Melânia Bacca Koval, lembrou que o PNAIC fortalece a educação. “Só temos que enaltecer o trabalho da Coordenação e dos orientadores que tem mudado a educação em Toledo. Os pais percebem em casa a mudança no comportamento dos filhos em relação à Educação”, concluiu.
Sobre o PNAIC em Toledo
O PNAIC é um programa do Governo Federal que o município faz parte desde o final de 2012. Bimestralmente, os professores participam da formação continuada, que é ministrada por professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Este é um programa muito importante para a formação continuada dos professores de primeiros, segundos e terceiros anos do município”, contou a secretária da SMED, Tania de Grandi. Sobre a II Mostra, Tania disse que a atividade representa um momento importante. “Essa Mostra é realizada a partir da adesão do município ao PNAIC e demonstra nosso compromisso pela educação de qualidade e acessível a todos”. A secretária ressaltou ainda que o objetivo da Mostra é propiciar momentos de reflexão aos profissionais de educação, da rede municipal, acerca da temática.
O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Programação
04/11
Apresentação das práticas e experiências desenvolvidas nos grupos de formação:
19h30 – Abertura – Apresentação artística
19h45 - Contextos significativos, jogos e brincadeiras na construção do conhecimento matemático – Orientadora Alexandra
20h – Chá das dez – Orientadora Maria Salete
20h15 – Os números – Orientadora Andréia
20h30 – Estratégias para o trabalho com matemática – Orientadora Rosangela
20h45 – Compactuando Parte ll – Orientadora Maria Maia
21h – Jogando, brincando e aprendendo com a Matemática – Orientadora Nelci
21h15 – ‘PACTO Saberes Matemáticos e a conexão com outros saberes’ – Orientadora Maria Terezinha
21h30 – ‘Aprendendo com o Tangram’ – Orientadora Herley
21h45 – Matemática: remodelando a teoria e a prática enquanto sujeito professor – Orientadora Silvana
22h – encerramento
05/11
19h30 - abertura
19h45 – Mesa redonda com os professores da UTFPR
Rodolfo Vertuan – Cognição e Metacognição
Bárbara Winiarski Diesel Novaes – Estruturas Aditivas e Multiplicativas – Promovendo Conceitos
Emerson Tortola – As diferentes representações em uma abordagem investigativa
21h30 – Encerramento