Para ampliar o conhecimento sobre o cooperativismo dentro das escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Cooperativa Sicoob, realizou, na quinta-feira (09), uma capacitação com os professores da rede municipal de ensino. Aproximadamente 40 educadores estiveram presentes na formação, ministrada pelo professor Everaldo Marini, que presta assessoria e consultoria sobre Cooperativas Escolares. Além de Toledo, também estiveram presentes representantes dos municípios de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Cascavel, Quedas do Iguaçu e Ponta Grossa. O encontro dos profissionais de educação foi realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo).
O objetivo da atividade era apresentar aos professores formas para desenvolver uma cooperativa dentro da escola e os benefícios que isso traz para os alunos e a comunidade. “A nossa intenção é que possamos realmente criar cooperativas, dentro das nossas escolas. Hoje já temos algumas que participam do projeto, outras que ainda pretendem criar as cooperativas”, comentou a diretora de Ensino da SMED, Neusa Melânia Bacca Koval.
Segundo o palestrante, Everaldo Marini, este projeto de cooperativa nas escolas cabe tanto para ensino fundamental, como para o ensino médio. Além disso, é ainda bastante inovador, já que no Brasil isso é desenvolvido somente nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e agora no Paraná. “As cooperativas escolares são labioratórios escolares do cooperativismo. Através dele os alunos aprendem a gestão de uma cooperativa, a conduzir reuniões, sobre o funcionamento de uma assembleia, noção de empreendedorismo, educação financeira. Com isso, eles vão se tornando cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade”, afirmou Marini. Para ele, o grande foco da atividade é que as crianças e alunos possam se desenvolver como pessoas e também como futuros cooperativistas. “Em uma escola o resultado é imediato, mudam as atitudes, muda o comportamento, por conta do comprometimento que eles adquirem com o projeto, e com isso irão se desenvolvendo”, afirmou o coordenador.
Para a professora da Escola Municipal Princesa Isabel, do distrito de Dois Irmãos, e da Escola Municipal Tomé de Souza, de Vila Ipiranga, Maricéia Pickler Trento, a experiência foi muito boa. “Nós estamos aqui com o intuito de montar uma cooperativa nas escolas onde atuo e a expectativa está muito boa, porque pelo jeito que o professor explica, permite que nós entendamos muito bem como fazer isso dar certo”, contou.
A atividade é desenvolvida no município em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob. Segundo a analista do Projeto Instituto Sicoob, Júlia Morais Kulcheski, a intenção do projeto é desenvolver ações de responsabilidade social, e um deles é a cooperativa de estudantes. “Nós estamos trazendo o curso do Everaldo para espelhar e inspirar esses professores para que eles consigam desenvolver esse projeto. É o mesmo modelo de cooperativa normal, mas com um formato lúdico para que as crianças consigam desenvolver essas competências”, informou. A analista explicou que com o desenvolvimento do projeto dentro das escolas os alunos desenvolvem a cidadania, passam a ter responsabilidade pelos seus atos e aprendem a ser um cidadão.
Cooperativas escolares
As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. As cooperativas escolares possuem na educação cooperativista, no trabalho e na cooperação a tríade desse projeto pedagógico que tem por finalidade a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre saber e o fazer são inerentes constantes.
Viagem à Argentina
Em março de 2014, um grupo formado por 32 pessoas, sendo 29 professoras e três representantes do Sicoob, realizaram uma viagem técnica ao município de Sunchales, província de Santa Fé, na Argentina. Sunchales fica a 600 quilômetros de Buenos Aires, possui 22 mil habitantes e é considerada a Capital Argentina do Cooperativismo. A intenção era promover um momento de troca de experiências com a cidade argentina que tem o associativismo e o cooperativismo como uma de suas principais características.