Para dar mais incentivo e embasamento aos professores da rede municipal de ensino sobre o cooperativismo nas escolas, a Secretaria de Educação (SMED) e a Cooperativa SICOOB realizaram, nesta quinta-feira (16), uma capacitação. A atividade foi desenvolvida com docentes das escolas que já realizam, desde 2012, projetos de cooperativismo com os alunos. Para ministrar a formação, veio até o município a profissional de Curitiba Fernanda Rocha. A atividade aconteceu no Centro Administrativo do SICOOB.
O objetivo do encontro era apresentar aos professores a nova metodologia dos trabalhos que serão realizados. “É uma metodologia onde a partir desse ano todas as escolas que queiram participar, escreverão os projetos e encaminharão dentro de uma proposta mais elaborada para o SICOOB para que eles possam fazer a divulgação e ter ciência de todo o trabalho que vêm sendo desenvolvido no município”, informou a diretora de Ensino da SMED, Neusa Melânia Bacca Koval. As escolas que estavam participando da capacitação são aquelas que já desenvolvem o projeto desde 2012, mas que ainda não está escrito de forma adequada, dentro da metodologia de projeto que o SICOOB precisa.
Para a professora da Escola Municipal Miguel Dewes, do distrito de Dez de Maio, Cristiane Cipriano, a capacitação foi uma forma de aprendizagem para que os docentes colocassem no papel as atividades que já estão sendo desenvolvidas nas escolas. “Nós já temos o Cooperjovem na nossa escola há três anos e essa nova metodologia que estamos aprendendo também nos incentivou a continuar atuando com os alunos”. Segundo Cristiane, desenvolver o projeto na escola é importante, já que é notável a mudança que acontece nos alunos. “Eles se envolvem bastante, e você percebe a diferença, aquele que era mais individualista, passa a aprender a trabalhar em grupo, as atitudes de todos mudam”.
A analista do Projeto Instituto Sicoob, Júlia Morais Kulcheski, contou que o projeto foi reformulado, colocando em prática o Projeto Educacional de Cooperativa (PEC). “No começo era proposto o projeto e não tinha uma descrição de como deveria ser escrito, elaborado. A partir de 2014 começou a ser recolocado uma metodologia mais específica, e essa é a proposta, recolocar os professores que já foram capacitados desde 2012 e colocá-los nessa nova metodologia do PEC, do Cooperjovem”. Júlia ainda comentou que a intenção de trazer a profissional era para dar um inventivo aos professores. “Trouxemos ela para explicar a nova metodologia, mas também para incentivar os professores a continuarem com os projetos que estão sendo desenvolvidos em suas respectivas escolas”.
Novas cooperativas
Na última quinta-feira (09) professores da rede municipal de Toledo e de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Cascavel, Quedas do Iguaçu e Ponta Grossa tiveram uma capacitação sobre como começar uma cooperativa nas escolas. Aproximadamente 40 educadores estiveram presentes na formação, ministrada pelo professor Everaldo Marini, que presta assessoria e consultoria sobre Cooperativas Escolares. O objetivo da atividade era apresentar aos professores formas para desenvolver uma cooperativa dentro da escola e os benefícios que isso traz para os alunos e a comunidade.
Cooperativas escolares
As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. As cooperativas escolares possuem na educação cooperativista, no trabalho e na cooperação a tríade desse projeto pedagógico que tem por finalidade a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre saber e o fazer são inerentes constantes.