A conquista se deu após um trabalho iniciado em 2013, que envolveu a articulação política, mas também o trabalho técnico. Na época, foi produzido um documento completo sobre a saúde pública de Toledo e região e as estruturas disponíveis, e as demandas de saúde, para atender a população dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. O relatório foi feito pela chefe de gabinete, Selma Becker, a secretária de Comunicação, Rosselane Giordani e a secretária de Saúde, Denise Campos. Tudo isso foi fundamental para a decisão da reitoria da Universidade em trazer o campus e o curso para Toledo, avaliou o Reitor da UFPR Zaki Sobrinho.
Além disso, o projeto diferenciado, de um curso voltado para a Estratégia da Saúde da Família foi outra características que motivou a vinda da Universidade para o município. “O nosso projeto é diferenciado. Toledo não terá o mesmo curso de medicina que Curitiba. O projeto foi especialmente adequado às características e necessidades locais, portanto, creio que vai ser ainda melhor. É um projeto focado na linha da saúde da família e para isso precisávamos ter um bom sistema de saúde. A cidade apresentou, o prefeito nos deu toda a segurança que o Hospital Regional vai estar pronto até o final deste ano, portanto, foi isso que mais nos motivou para vir para cá”, afirmou o reitor da UFPR, Zaki Sobrinho. O reitor ainda garantiu que a primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal em Toledo abrirá em 2016.
Há um convênio assinado entre universidade e Ministério da Educação (MEC) que irá proporcionar à instituição a abertura de 60 vagas de professores e 30 vagas de técnicos administrativos. “Serão 90 servidores públicos federais que vamos trazer para morar e transformar Toledo”, contou Sobrinho.
O vice-reitor da Universidade, Rogério Mulinari, comentou que Toledo se destacou entre diversos municípios do Estado para o recebimento da Universidade, mas principalmente do curso de Medicina. Segundo ele, três pontos importantes deixaram Toledo como a melhor localidade para o segundo curso de medicina da universidade no Paraná. “Primeiro, o curso de medicina exige um sistema de saúde bem estabelecido, que atenda a sociedade. Não é o curso de medicina que vai trazer o Sistema Único de Saúde para cá, é ao contrário. A estrutura da cidade foi decisiva para a decisão de trazer o curso. O segundo ponto importante, é a acolhida da comunidade, expressa não só nos seus cidadãos, mas no compromisso dos seus representantes políticos, porque são eles que de fato nos auxiliaram a alcançar o sonho de ter o curso de medicina. O terceiro foi à acolhida dos profissionais na área da saúde, em especial os profissionais médicos”, disse Muliari.
Os ganhos para o município e região com o curso de medicina e a vida da Universidade Federal do Paraná são diversos. A melhoria na qualidade e o desenvolvimento socioeconômico e cultural são alguns dos pontos destacados pela secretária de Saúde de Toledo, Denise Campos. “Com o novo currículo da universidade para a formação de seus acadêmicos ele traz hoje um grande foco para a saúde pública. Então nós temos alunos que terão uma grande carga horária dentro das nossas unidades de saúde, na atenção básica e nos serviços de urgência e emergência, trazendo qualidade, novos desenvolvimentos, formação e completando a qualificação do atendimento”, falou.
Com a instalação da Universidade Federal do Paraná em Toledo, o município passa a ter sete instituições de ensino superior, sendo três públicas, e destas, duas públicas federais. “Isso mostra a força que temos e a vontade desse povo em fazer crescer. Mas também é bom salientar que dentro desse contexto estabelece um novo olhar sob o aspecto da interferência que uma universidade tem em todo o contexto da vida de um município, seja ele da construção do conhecimento através daquilo que ela se propõe, no desenvolvimento da economia e social, na cultura e acima de tudo na interferência positiva que se tem nas famílias desse município”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.
Comunidade Médica
Para o médico da Estratégia Saúde da Família de Toledo, Dr. Fernando Pedroti, o curso de medicina no município passa a ser um divisor de águas, transformando Toledo em um polo de saúde. “É inegável que quando temos uma escola de medicina, o município e a própria região que contam com ela passam a ter uma maior qualificação. Cidades que contam com cursos de medicina são cidades, que via de regra, são polos na área de saúde. Você ter à disposição Unidades Básicas de Saúde, para que os alunos possam estagiar, possam exercitar e aprender se torna fundamental, porque isso vai formar o profissional do futuro, um profissional que vai perceber a necessidade social, a necessidade que a nossa população tem do ponto de vista de uma adequada atenção em saúde”, afirmou Pedroti.
Quem também estava presente no evento, era a Associação Médica de Toledo (AMT), que fez uma avaliação positiva do campus da Universidade para o município. “Nós acreditamos que a vinda da Universidade e do curso de medicina vai alavancar muito a medicina da nossa região, principalmente de Toledo, mas também de toda a região Oeste. Nós vamos ter um progresso muito grande da medicina em geral aqui, consequentemente melhorando a saúde da população, a saúde que nós vamos ofertar e o atendimento médico para as pessoas”, afirmou o presidente da AMT, Leonardo Michaelis Schimidt.
Visita da área
Na tarde da quarta-feira (29), a comitiva da UFPR que veio de Curitiba, foi conhecer a área doada pela prefeitura. O terreno tem 34.619,75 metros quadrados. Além disso, também conheceu o local que será utilizado pelos alunos até o prédio da Universidade ficar pronto. Segundo o reitor da Universidade, ele está feliz com o local e tem certeza que será uma excelente localidade para as novas instalações da UFPR.