Com o objetivo de criar nas crianças uma consciência cooperativa e de ajuda mútua dentro dos princípios dos valores do cooperativismo, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), desenvolve o Projeto Cooperativa Escolar. A Escola Municipal Miguel Dewes, do distrito de Dez de Maio, é a pioneira no projeto, que conta com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB). As atividades são realizadas com os alunos do 4° ao 6° ano e acontecem nas segundas e quintas-feiras, no contraturno escolar.
As ações fazem os estudos dentro dos princípios e trabalham com oficinas de produção, onde as crianças decidem o que vão produzir. De acordo com Cristiane Steffens Cipriano, orientadora do projeto cooperativista na escola, o programa favorece o crescimento das crianças. “O projeto faz com que as crianças trabalhem em equipe e saiam do individualismo. Isso tem grande importância para a nossa comunidade, pois nós vivemos da cooperatividade”. A professora ainda falou que as crianças realizam atividades envolvendo artesanato, atividades com materiais recicláveis, pintura e colagem. “Os alunos são quem decidem o que vão produzir. Eles também fazem o orçamento e analisam os gastos para articularem um preço final para a venda do produto”, destacou.
No total, 33 alunos participam do Projeto Cooperativo Escolar, que na Escola, recebeu o nome de Coperativa Escolar Miguel Dewes (COOEMID), escolhido pelos próprios alunos. Para Maria Isabelle, participante do projeto, o programa ensina a ajudar e dividir. “O programa é bem legal, pois a gente aprende a dividir. Nós fazemos brincadeiras em que ajudamos um ao outro, e isso é bem divertido”, comentou a estudante.
Além da ajuda mútua, a ação também tem o lado pedagógico. Segundo o analista de Projetos Sociais, Airton Bagli, este fator está atrelado à autoajuda, autoconfiança e colaboração. “Este projeto visa despertar o interesse do empreendedorismo e do cooperativismo. Como serão os futuros formadores da sociedade, as crianças aprendem desde a formatação de atas, constituição de assembléias e estatutos sociais”, comentou.
O distrito de Dez de Maio é o primeiro a desenvolver este projeto escolar. “Tanto na parte social quanto na pedagógica, os alunos aprendem a viver em comunidade e a cumprir papéis sociais” relatou a diretora da escola, Luci Maria Rossetto. A diretora ainda enalteceu a independência dos alunos. “Com a noção financeira, socialização e bem-estar, os alunos tem iniciativa própria para a produção de projetos” frisou a diretora.
De acordo com a secretária da Educação, Tania Elisete De Grandi, os princípios da cooperação devem ser ensinados desde cedo. “Nada mais propício do que começar a ensinar isto nas escolas. Desde cedo, eles começam a pensar e elaborar juntos” comentou Tania. “Os professores atuam como mediadores. Eles passam por um período de capacitação a caminho da cooperativa escolar, oferecido pelo SICOOB Oeste, para orientar os alunos”, completou Nadia Helena, responsável pelo Projeto na SMED.
Além de Dez de Maio, os distritos de Vila Nova e Concórdia do Oeste também estão sendo capacitados para aderirem ao programa. “As escolas municipais Osvaldo Cruz, em Vila Nova, e Duque de Caxias, em Concórdia do Oeste, estão no caminho para desenvolverem o projeto de cooperação”, concluiu Nadia.