Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Festas Juninas: conheça os benefícios dos pratos típicos e atente para as calorias

O consumo deve ser moderado, pois a maioria dos pratos típicos excede em açúcar ou em sal e gorduras.  Para quem não quer sair da dieta, o ideal é fazer um lanchinho antes de sair de casa

03/06/2015 - 15:51


O mês de Junho é famoso pelas Festas Juninas. Além da diversão, as festas são muitas vezes consideradas vilãs das dietas! Isso porque é muito fácil extrapolar e consumir além das calorias planejadas, já que as opções são diversas: paçoquinha, amendoim, milho verde, quentão, cachorro quente, pipoca, bolo de milho, pinhão, entre outros.

Porém, sabendo dosar a quantidade ingerida, muitos desses alimentos usados para fazer as delícias das festas juninas, possuem nutrientes e são benéficas para a saúde. Segundo a nutricionista da Unimed Costa Oeste, Michelle Carpiné Ost, o amendoim, por exemplo, trata de uma semente oleaginosa, rica em antioxidantes e ácidos graxos poli-insaturados que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares. “Já o pinhão possui vitaminas do Complexo B, Cálcio, Fósforo e Proteínas. É também fonte de ômega 6 e 9, que são auxiliares no controle do colesterol”, complementa.

O milho, por sua vez, servido em espiga e em vários outros pratos a partir dele, é rico em carboidratos. Também contém vitaminas B1, B2, E e fibras. “A vitamina B1, também conhecida como Tiamina, é importante para função muscular, o sistema nervoso e fornecimento de energia. A B2, chamada de riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui
atividade antioxidante.

Outras “delícias” de São João

Vinho quente: o vinho é proveniente da fermentação da uva fresca. Esta bebida, apesar de conter teor alcoólico, possui propriedades funcionais para o nosso organismo. Se consumido com moderação, pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide, que tem ação antioxidante, combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que provoca o aumento das taxas de HDL (colesterol bom) no sangue.

Canela: especiaria utilizada no arroz doce. A canela possui algumas substâncias antioxidantes em concentração bem elevada, que faz com que, mesmo em pequenas porções, <http://www.magraemergente.com/alimentacao/beneficios-de-alguns-alimentos-ti
picos-das-festas-juninas/> contribua para o aporte total desses compostos. Entre os antioxidantes mais importantes da canela estão as proantocianidinas, que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. A canela também é rica em cinamaldeído, um composto fenólico que tem propriedades antimicrobianas que diminui a atividade de uma enzima associada a reações inflamatórias e alérgicas.

Abóbora: é o ingrediente principal do doce (que é bem calórico, com 406 kcal por 100 gramas). A abóbora cozida deve fazer parte do cardápio diário, pois possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Estudos mostram que seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame.

Batata doce: a batata doce é servida assada nessa época de Festa Junina. Ela tem um índice glicêmico baixo, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue e, assim, libera pouca insulina (hormônio que está relacionado ao acúmulo de gordura corporal). A batata doce ainda é rica em vitamina C e betacaroteno, antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e diversos tipos de câncer.

Mais dicas

O consumo deve ser moderado, pois a maioria dos pratos típicos excede em açúcar ou em sal e gorduras.  Para quem não quer sair da dieta, o ideal é fazer um lanchinho antes de sair de casa. “Assim, a tentação é menor ao se deparar com as tantas opções existentes nestas festas”, explica Michelle. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados antes do consumo para evitar a contaminação alimentar: verificar os produtos industrializados, a validade e a integridade da embalagem. Em preparações caseiras, é preciso observar a higiene do local, a aparência da comida e a limpeza de quem serve o alimento.

 

Da Assessoria

Anuncio gene 2