O município de Toledo já está realizando diversas ações para alinhar-se ao Plano Nacional de Educação (PNE) no que se diz respeito à educação em tempo integral. Nesta quarta-feira (03) a Secretaria Municipal de Educação (SMED) assinou um convênio para mais dois projetos, o Futuro Integral, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), e o Universo das Ciências, em parceria com a Universidade Coorporativa da Prati-Donaduzzi (Uniprati). Os atos ocorreram nas Escolas Municipais São Francisco de Assis, no Jardim São Francisco, e Waldyr Luiz Becker, no Jardim Coopagro.
O Projeto Futuro Integral atende, no total, 200 alunos, e na manhã desta quarta-feira, foram conveniadas mais 50 vagas para a Escola Municipal Waldyr Becker, no Jardim Coopagro, e 50 vagas para a Escola Municipal São Francisco. As crianças permanecerão no contraturno dois dias da semana, com alfabetização, letramento, raciocínio lógico, arte e iniciação esportiva.
A secretária de Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi, também explicou sobre a parceria com a Uniprati. “Para qualificar ainda mais o ensino, a SMED assinou um convênio com a Uniprati, da Prati-Donaduzzi, através do Universo das Ciências. Vinte alunos do 5° ano, a partir do dia 23 de junho, terão aulas de ciências no Laboratório do Universo das Ciências, na Uniprati, todas as terças-feiras até completarem 30 horas de curso”, explicou.
Segundo a coordenadora da ETI da SMED, Silvia Felizardo, o processo de implantação dessa modalidade de Ensino em Tempo Integral é gradativo. “O município precisa começar aos poucos para poder fazer um trabalho bem feito. De nada adianta iniciar com várias turmas e depois não dar continuidade”, frisou a coordenadora, lembrando que diversos fatores precisam ser observados. “Não conseguimos, por exemplo, implantar o ETI em uma escola que não tenha o espaço adequado”. Silvia, ainda pontuou o desafio de se investir no Ensino Integral. “Existem investimentos que dão retorno a curto prazo e outros que o retorno é a longo prazo. Hoje o investimento é para que a Educação do ensino de Toledo seja cada vez melhor” enalteceu.
Neste ano, Toledo estendeu o ensino integral para mais seis escolas. “A importância vai para além da escolaridade e qualifica o processo de ensino-aprendizagem, ainda mais com a parceria entre o público e o privado”, comentou a secretária de Educação. Segundo ela, o município precisa garantir a qualidade do projeto ensino-aprendizagem. “Para isso, estamos buscando outros programas, também público-privado, para que possamos qualificar cada vez mais o processo educacional”, reportou.
O programa tem recursos providos pelo próprio município e também conta com os investimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), onde as crianças já são atendidas de segunda a sexta-feira. “Nas instalações do SESC, os alunos realizam atividades relacionadas ao raciocínio lógico, artes, alfabetização, letramento e iniciativa esportiva, no contraturno escolar”, completou Tania.
No evento, o prefeito Beto Lunitti agradeceu aos apoiadores e a todos os que tornaram o programa possível. “Este projeto tem um papel preponderante na educação do município. Estamos gratos pelas nossas crianças terem a oportunidade de construir uma teia de conhecimento que será de grande importância para o futuro de cada um deles”, destacou Beto. O gestor municipal também comentou sobre as obras a serem realizadas na escola. “Temos cerca de R$ 70 mil investidos na Escola São Francisco de Assis, e ainda estão por vir mais intervenções para melhor atender aos alunos”, relatou.
Programa Futuro Integral e parceria com Sesc
Durante todo o ano letivo, a semana toda, os alunos frequentam as aulas tradicionais em um período de suas respectivas escolas, e no outro período realizam aulas de raciocínio lógico e letramento, ações lúdicas relacionadas ao corpo, movimento e iniciação esportiva, aulas de iniciação teatral, aulas de musicalização, aulas de artes visuais e aulas de iniciação à informática na unidade do Sesc.
O transporte é fornecido pelo município, e a estrutura física, os recursos humanos, lanche e materiais são ofertados pelo SESC. “Essa parceria é de grande valia para nosso município, pois, possibilita que mais 100 educandos tenham mais possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento em diferentes áreas do conhecimento”, explicou a secretária de Educação, Tania de Grandi.
Educação em Tempo Integral em 2015
Em 2014, a Secretaria Municipal de Educação atendeu 499 crianças com a Educação em Tempo Integral. Foi implantado mais uma turma de ETI na Escola Rural Municipal São Pedro por meio do Programa Mais Educação, totalizando 31 alunos matriculados. Os estudantes desta escola estudam no período matutino e nas segundas, quartas e sextas-feiras realizam as aulas no período vespertino com disciplinas que abrangem musicalização, jardinagem, arte, educação direitos humanos e cidadania, acompanhamento pedagógico, entre outras.
Foram atendidas ainda 158 crianças na Escola Municipal Ivo Welter (dois Pré II, dois primeiros ano, dois segundos, um terceiro e um quarto ano); 147 crianças na Escola Vereador José Pedro Brum (um Pré I, um Pré II, um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto ano); 104 alunos na Escola Engenheiro Waldyr Luíz Becker (um Pré I, um Pré II, um primeiro, um segundo e um terceiro ano); e 59 crianças na Escola Carlos Friedrich (um Pré I, um Pré II e um primeiro ano).
Já para 2015 houve um avanço onde mais de 700 crianças serão atendidas com a ETI. Serão 645 na modalidade da Educação em Tempo Integral, mais 23 educandos pelo ‘Programa Mais Educação’ e 100 alunos pela parceria com o SESC por meio do ‘Projeto Futuro +’.
Até 2024 será ofertada a Educação em Tempo Integral em 50% da rede
Segundo a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi, o município deve dar continuidade a essa política pública, com a oferta de Educação em Tempo Integral visando a ampliação de uma escola a cada ano como prevê a meta do Plano Nacional de Educação por meio da Lei 13.005/2014. A lei prevê que até 2024, cada município deverá ofertar a ETI em até 50% das escolas municipais e estaduais, abrangendo pelo menos 25% dos educandos nessa faixa etária.
Toledo conta hoje com mais de 12 mil alunos, divididos em 36 escolas e 26 centros municipais de educação infantil. Para cada turma de pré-escolar que é ofertado a ETI, deve-se garantir a oferta dessa modalidade até o quinto ano. “A Educação em Tempo Integral efetiva-se enquanto Política Pública a partir do momento que o município institui turmas para este fim, para tanto é necessário garantir o direito dessas crianças concluírem essa modalidade de ensino (anos iniciais do ensino fundamental) já que a mesma é de competência municipal”, frisou a coordenadora da Educação em Tempo Integral da SMED, Silvia Felizardo.
Educação em Tempo Integral X Contra Turno
A coordenadora da ETI explica que até 2013 as crianças tinham as disciplinas da base do núcleo comum pela manhã e no período da tarde aconteciam as oficinas pedagógicas. Ou vice-versa. Esta metodologia é considerada contra turno escolar. “A Educação em Tempo Integral está organizada de forma que as disciplinas da base do núcleo comum estejam sendo oferecidas concomitantemente com as antigas oficinas pedagógicas, que hoje estão contempladas enquanto disciplinas da parte diversificada da base nacional. Hoje o currículo é desenvolvido de forma integrada para que o ser humano possa desenvolver-se enquanto ser total e integral”, ressaltou Silvia.
O objetivo da Educação em Tempo Integral, segundo ela, “é melhorar a qualidade da educação fazendo com que os educandos tenham mais possibilidades para desenvolver as habilidades cognitivas, intelectuais, afetivas, físicas, éticas e sociais, efetivando-se assim cidadãos mais atuantes na sociedade já que estes são conhecedores dos seus direitos e deveres”.
Silvia Felizardo garante que existe uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos que cursam a Educação em Tempo Integral. “Nós avançamos muito nesse sentido e Toledo está a frente de outros municípios da região no que diz respeito a implantação dessa política e caminhamos no sentido de garantir a continuidade e a ampliação gradativa na rede municipal”.