O Centro conta com uma área de setecentos e quinze metros quadrados, sendo um aviário de 455m², com 114 box individuais, incluindo sistema de refrigeração adiabático evaporativo e salas anexas. Assim, será uma sala de ração, uma de freezer, um laboratório de processamento de carne, laboratório para análises e sala de metabolismo. Os recursos para essa obra são provenientes da Evonik Industries, totalizando o valor de R$ 224.036,80.
Ainda, o espaço para Pesquisa em Avicultura será disponibilizado para realização de projetos do Grupo de Estudo em Metabolismo e Desempenho de Aves (GEMADA), o qual foi fundado em 2010 pelo professor/doutor, Ricardo Vianna Nunes, e atualmente conta com a professora Cinthia Eyng, e com cinco discentes de Doutorado, quatro discentes de Mestrado e 13 discentes de Graduação em Zootecnia.
Para o diretor geral do Campus, Dr. Davi Felix Schreiner, “a nova infraestrutura qualifica ainda mais a Universidade, proporcionando pesquisa de ponta, para a produção de novas tecnologias e a formação de profissionais na Graduação e na Pós-Graduação”.