A coordenação da X Mostra de Circo e III Festival Nacional de Circo Social, de 26 a 30 de setembro, em Toledo, iniciou a distribuição dos ingressos para os espetáculos noturnos, que serão realizados durante o evento. O acesso é gratuito, mas os interessados deverão fazer a retirada antecipada na Casa da Cultura, no Teatro Municipal ou no Circo da Alegria. No dia do evento, o acesso será liberado para quem não tiver convite, somente se sobrar lugar. A prioridade será para os que apresentarem o ingresso.
Para a Mostra, segundo o coordenador do evento, Dado Guerra, todos os ingressos já foram distribuídos. “A procura nos surpreendeu. Ainda nos dois primeiros dias, todos os ingressos foram entregues. Nossa expectativa é de casa cheia em todas as apresentações” Ao todo 17 escolas municipais de Toledo confirmaram presença. Os alunos vão acompanhar as apresentações, marcadas para as 9h e às 14h. Os espetáculos noturnos serão a partir das 20h, no Teatro Municipal e Picadeiro do Circo. Também serão realizadas apresentações na Feira do Produtor do centro e do Jardim Porto Alegre e no Parque Ecológico Diva Paim Barth.
A abertura oficial do evento será no dia 26, no Teatro Municipal, com o espetáculo Roda d´Água, do Circo da Alegria. Dirigido por Paula Bombonatto,o espetáculo aborda a temática da seca, da poluição e do sofrimento do homem pela falta da água.O show é uma mescla números circenses e coreografias de dança contemporânea, com o intuito de emocionar e refletir sobre o problema da água e a sua escassez e agir.
No dia 27, no Teatro Municipal, será apresentado o “Multi Circo Show, da Companhia Atmosfera, de Porto Alegre/RS, com direção de Ridan Albuquerque. "Multi Circo Show" é um espetáculo de variedades circenses. Nele, a Companhia Atmosfera homenageia a arte milenar do circo, no qual a magia do circo novo encontra sua essência em elementos do circo tradicional. O espetáculo é envolvente, para a família toda, com números de malabarismo, roue cyr, equilibrismo, contorção, acrobacias de solo e aéreas e comicidade.
No dia 28, também às 20h, a programação será transferida para o picadeiro do Circo da Alegria. Será o Cabaré Circense. Já tradicional em eventos como este, o Cabaré Circense reúne o que há de melhor em cada grupo participante do festival. Cada um tem o seu espaço, fazendo uma pequena apresentação, que forma um espetáculo único e encantador .
A Corte de Fidalgo, da Cia Palhaços da Corte e Coutinho e Gabardo, será apresentada no dia 28, às 17h30min, na Feira do Produtor Rural, no centro, aproveitando o movimento intenso de pessoas neste local e horário, nas quartas-feiras. Reverendo Fidalgo está em busca de adeptos para sua corte. Para convencer o público, ele mostra todas as suas habilidades e seu poder de persuasão, com muito humor e irreverência.
No dia 29, a programação volta ao Teatro Municipal, às 20h, com o espetáculo Versão Brasileira, da Companhia Los Circo Los, de Campinas/SP. A direção é de Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri. O espetáculo traz cenas clássicas do circo com muita comicidade, malabarismo, dança, acrobacias e mágica. O público é convidado a brincar e se surpreender. A trilha sonora empolgante e as rápidas trocas de figurinos marcam o ritmo frenético do espetáculo.
No dia 29, ás 17h30min, na Feira do Produtor Rural, no Jardim Porto Alegre, será apresentado o espetáculo Mais uma Chance, de Matias Donoso, de Curitiba. Com mágicas atrapalhadas, tentativas e erros, Mati diverte-se junto ao público mostrando suas habilidades de malabarismo e equilibrismo. Improvisos fazem parte do espetáculo em que a energia do artista e da plateia ditam a direção do jogo.
Ainda n no dia 29, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a partir das 21h, será realizada a Noite da Luz e do Fogo, com competições de malabares, equilíbrios e acrobacias, além dos malabares de luzes e pirofagia.
O espetáculo Fragmentos, da Cia Giracorpos,da Scola Nacional do Circo, RJ, às 20h, no Teatro Municipal, encerra o festival. Com direção de Alexandre Souto e Carlos Vianna, Fragmentos trata da relação de cinco personagem que utilizam o corpo como elemento de expressão, a mente como ferramenta condutora e a emoção para fundir todos estes aspetos.